30 anos a partir pernas!

"Conheci pessoas desde a formação [do grupo] ...Foi interessante ver essa evolução... Há sempre choque entre as pessoas, como em qualquer grupo de trabalho. Há pessoas que saem, há pessoas que entram, há pessoas que estão só de passagem, há pessoas que ficam e têm uma paixão imensa por aquilo. E durante o tempo que eu estive, entre 2002 e 2008, gosto de salientar, acima de tudo, um sonho antigo de elementos do GrETUA que não conseguiram concretizar — a criação de um festival de teatro universitário...", completa o entrevistado.
É neste contexto que surge a Mostra de Teatro Universitário — Salta! — que surgiu contra tudo e contra todos, e contou já com duas edições seguidas. Este é um evento extremamente exigente, sobretudo para um grupo que muitas vezes tem poucos recursos humanos para levar a cabo eventos de maior envergadura, e a decisão de não repetir a montra no ano anterior, em 2008, foi bastante difícil...

O ponto alto para Tiago remete-se ao ano passado, onde "atingimos (...) um grupo muito coeso, muito dedicado...A Salta!, a primeira mostra...2006, 2007 e 2008 foram para mim anos muito importantes". 2005 devido à Salta!, em 2007 muita gente respondeu ao anúncio do GrETUA para a participação numa produção teatral e aí acabou por se criar um grupo de trabalho muito coeso, e 2008 graças aos prémios ganhos nos festivais internacionais.
o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro realizará a 4° Mostra de Teatro Universitário de Aveiro, a Salta!09, que decorrerá entre 5 e 11 de Abril, exibindo sete espetáculos em dois espaços distintos: Espaço GrETUA e no Estúdio de Artes Performativas - Performas. Na programação, incluem-se espetáculos de seis grupos portugueses e um espanhol, trazendo à cena autores como Robert Louis Stevenson, Ítalo Calvino, Florbela Espanca, Benjamin Franklin Wedekind, entre outros.
É nosso principal interesse dar a conhecer à comunidade um pouco do que se faz em Teatro Universitário, tanto dentro como fora do país, bem como, promover a comunicação e cooperação entre os vários grupos de Teatro. A cidade de Aveiro será, durante uma semana, ponto de convergência de culturas e de experimentação nas artes.
Nesta quarta edição da Salta!, apresentamos outras atividades paralelas à programação principal: a exposição comemorativa dos 30 anos do GrETUA no espaço Performas e uma tertúlia no mesmo local, com a participação de alguns nomes que fizeram carreira no mundo do teatro nacional e que passaram pelo GrETUA.
Esperamos que a Salta!09 se imponha definitivamente no cartaz cultural da Universidade e de Aveiro, contando para isso com a vossa colaboração.

