"Nada de novo, estamos sem visão para o futuro", Xavier Vieira, Presidente da Direção da AAUAv

Manuel Heitor, ministro da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, reuniu, esta quarta-feira, com o movimento associativo estudantil na Universidade Nova de Lisboa. O alojamento universitário, as taxas e emolumentos impostos aos estudantes estiveram em discussão.
Os estudantes já tinham feito, no início do mês, um ultimato ao ministro, de quem esperavam uma resposta a um pedido de reunião havia quatro meses. Manuel Heitor aceitou encontrar-se com os representantes das Associações Académicas nesta quarta-feira.
Uma reunião curta e de onde saíram muito poucos compromissos. Pode sintetizar-se deste modo o encontro mantido, na manhã desta quarta-feira, entre os dirigentes das Associações Académicas e o Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, por ocasião do Dia Nacional do Estudante.
Associações e Federações Académicas dizem que Manuel Heitor recuou no compromisso de uniformizar preços de inscrições e outros documentos nas instituições de ensino. Encontro terminou sem garantias quanto à falta de residências.
Rever o Programa Mais Superior, que atribuiu uma bolsa extra aos alunos que decidem ir estudar para o interior, é a única medida que foi apresentada pelo ministro.
Outro dos temas debatidos foi o facto de as instituições de ensino superior público aplicarem diferentes valores de taxas e emolumentos para os mesmos serviços.
Xavier Vieira, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, conclui: “Nada de novo, estamos sem visão para o futuro. A reunião com o ministro foi demasiado sucinta e pouco concreta, agudizando o ambiente de incerteza relativamente ao futuro dos estudantes do Ensino Superior. Continuaremos a ter pretensão de discutir, no entanto, acredito que apenas será possível desenvolvimentos caso tenhamos reunião com o Primeiro-Ministro, António Costa."
Os estudantes universitários admitem fazer uma manifestação de protesto caso a tutela não resolva.
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up