"Nada de novo, estamos sem visão para o futuro", Xavier Vieira, Presidente da Direção da AAUAv

Manuel Heitor, ministro da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, reuniu, esta quarta-feira, com o movimento associativo estudantil na Universidade Nova de Lisboa. O alojamento universitário, as taxas e emolumentos impostos aos estudantes estiveram em discussão.
Os estudantes já tinham feito, no início do mês, um ultimato ao ministro, de quem esperavam uma resposta a um pedido de reunião havia quatro meses. Manuel Heitor aceitou encontrar-se com os representantes das Associações Académicas nesta quarta-feira.
Uma reunião curta e de onde saíram muito poucos compromissos. Pode sintetizar-se deste modo o encontro mantido, na manhã desta quarta-feira, entre os dirigentes das Associações Académicas e o Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, por ocasião do Dia Nacional do Estudante.
Associações e Federações Académicas dizem que Manuel Heitor recuou no compromisso de uniformizar preços de inscrições e outros documentos nas instituições de ensino. Encontro terminou sem garantias quanto à falta de residências.
Rever o Programa Mais Superior, que atribuiu uma bolsa extra aos alunos que decidem ir estudar para o interior, é a única medida que foi apresentada pelo ministro.
Outro dos temas debatidos foi o facto de as instituições de ensino superior público aplicarem diferentes valores de taxas e emolumentos para os mesmos serviços.
Xavier Vieira, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, conclui: “Nada de novo, estamos sem visão para o futuro. A reunião com o ministro foi demasiado sucinta e pouco concreta, agudizando o ambiente de incerteza relativamente ao futuro dos estudantes do Ensino Superior. Continuaremos a ter pretensão de discutir, no entanto, acredito que apenas será possível desenvolvimentos caso tenhamos reunião com o Primeiro-Ministro, António Costa."
Os estudantes universitários admitem fazer uma manifestação de protesto caso a tutela não resolva.
Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up