O TECHDAYS está de volta a Aveiro

O TECHDAYS é um evento que junta empresas, unidades de investigação, empreendedores, criativos e o público em geral para debater e experimentar o futuro. Conta com a presença de empresas e entidades representantes das principais especialidades nacionais e internacionais em áreas de relevante interesse associadas ao uso da tecnologia. É já nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro no Parque de Feiras e Exposições.
O TECHDAYS é um evento constituído por um Organizador e 5 Coorganizadores, sendo eles respetivamente o Município de Aveiro em co promoção com a Universidade de Aveiro, o Instituto de Telecomunicações, a Associação Empresarial INOVARIA, o TICE.PT e o Habitat Sustentável.
Na edição de 2018 está prevista a integração no comité organizador de mais alguns Clusters Nacionais, tais como o Cluster do Mar Português, o Cluster das Indústrias da Fileira Florestal, o INOVCluster, o Cluster da Competitividade das Indústrias Criativas, o Cluster do Têxtil, Tecnologia e Moda, Cluster PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção, Cluster Engineering & Tooling Cluster, Cluster dos Recursos Minerais de Portugal, entre outros.
Tem como principais objetivos:
Reforçar a aposta no TECHDAYS e que o mesmo se assuma como um evento de referência NACIONAL e de realização regular (anual).
Tornar-se um evento referência a nível nacional na área da Investigação & Desenvolvimento & Inovação.
Dar visibilidade ao papel que Aveiro teve, tem e continuará a ter na área da Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Soluções Inovadoras.
Assumir o TECHDAYS como um ponto de encontro para estabelecer novas parcerias de negócios entre empresas e centros de investigação, potenciando o desenvolvimento de projetos em co promoção entre estes dois mundos: o mundo empresarial e o mundo da investigação científica.
O Evento
O TECHDAYS junta empresas, unidades de investigação, empreendedores, criativos e o público em geral no mesmo palco, a cidade de Aveiro, para debater e experimentar o futuro. É um evento que afirma a excelência do trabalho desenvolvido em Portugal na Investigação & Desenvolvimento & Inovação.
Este evento assume-se como um espaço de debate sobre temas muito relevantes para a nossa indústria, sendo que na edição deste ano irão marcar presença as principais especialidades nacionais e internacionais em áreas de relevante interesse associadas ao uso da tecnologia.
E porque tecnologia também significa entretenimento, o TECHDAYS irá ainda incorporar atividades na área do Gaming, Robótica, Youtubers e Educação para a Ciência, assumindo-se como um evento destinado a um público muito abrangente e heterogéneo que partilha a mesma paixão pela Tecnologia.
Assim, com uma estrutura diversificada de atividades, o TECHDAYS 2017 irá acontecer no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, entre 12 e 14 de outubro e irá incluir:

Área expositiva com 9000 m2
Mais de 120 empresas e expositores, em se que incluem: ALTICE LABS, BOSCH, CROSSJOIN, ANACOM, SIEMENS, HUAWEI, FRAUNHOFER ou AIRC, ERICSSON ou VISABEIRA GLOBAL e Clusters Nacionais como o TICE.PT, Cluster Habitat Sustentável, INOVCluster ou Cluster do Mar Português.
Conferências e Workshops
Destaques dia 12 de outubro
Sessão de Abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves; do Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção; do CTO da Altice/MEO, Alexandre Fonseca; e do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Workshop Aveiro 5G City com a presença de Adrian Matei da ERICSSON.

Conferência Instituto de Telecomunicações – 25 anos que contará com a presença de Martin Cooper, Manuel Heitor ou Upkar Dhaliwal, entre outros.

Destaques dia 13 de outubro
O 1º Congresso Internacional de Negócios da AIDA acontece no TECHDAYS e tem como principal objetivo promover o apoio à internacionalização das empresas e o incremento das relações económicas bilaterais entre Portugal e a Alemanha, os EUA e a França.
O evento B2B TECHDAYS 2017 pretende promover encontros bilaterais dos participantes com empresas e outras entidades de diversos setores presentes, para conhecer as suas atividades, produtos e serviços e criar oportunidades e parcerias de negócio ou de inovação.
Destaques dia 14 de outubro
A Conferência “MADE INAveiro” contará a presença de oradores de diferentes áreas do saber que vão partilhar com a audiência os seus projetos empresariais e de investigação científica. O único denominador comum é que todos os oradores desta conferência são ex-alunos da Universidade de Aveiro.

Hoje, a trabalharem em Aveiro, noutras cidades portuguesas e também no estrangeiro, a comunidade de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro encontra no TECHDAYS um local de partilha e encontro.

Entre os oradores confirmados, destacamos

Antero Ferreira (Senior Product Manager na farfetch.com)
Cláudio Jesus (Presidente Executivo na Águas de Portugal Internacional)
Catarina Simões (General Manager na Last2Ticket)
Sofia Nunes (Gerontóloga na Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo)
.

Num evento dedicado aos mais jovens, a Youbattle On Tour traz ao evento, destacadamente, os youtubers WINDOH e PI.


Um dos principais objetivos do TECHDAYS é que o evento se assuma com uma plataforma que garanta a criação de interfaces entre o mundo académico, representado por universidades e institutos de I&D&I, e o mundo empresarial, representado por associações, clusters e empresas. É nesse sentido que na edição de 2017 são criados diferentes Encontros de Negócios que potenciem a criação de novas parcerias de negócios e o desenvolvimento de projetos em co promoção.
12 de outubro
InterAveiro Qualify Meetings Estes encontros vão proporcionar aos empresários a oportunidade de apresentar o seu negocio, estabelecer novas parcerias e alianças estratégicas, trocar contatos e identificar oportunidades de negócio. As reuniões entre empresários portugueses e importadores da Alemanha, EUA, França serão organizadas e agendadas pela AINDA, de acordo com o solicitado pelos mesmos e terão a duração de 10 minutos/empresa. 
O evento é cofinanciado pelo COMPETE-2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER. Os empresários interessados em participar devem estabelecer para o email c.claro@aida.pt e indicar o/s mercado/s.
12 e 13 de outubro
Oportunidades de Negócios em Mercados Emergentes
O Município de Aveiro, em parceria com o AICEP Portugal Global, irá organizar as sessões “Oportunidades de Negócios em Mercados Externos”, que vão decorrer no âmbito do TECHDAYS nos dias 12 e 13 de Outubro. Pretende-se com estas sessões dar a oportunidade aos nossos empresários de conhecer as oportunidades de negócios existentes em mercados externos em que o AICEP Portugal tem delegações. Os empresários terão a oportunidade para durante uma hora, estabelecerem contato direto, através de videoconferência, com o ponto de contato AICEP nesses mercados e obter informação relevante sobre a sua economia, as suas oportunidades e condições legais para abordar cada um desses mercados.
13 de outubro
B2B Meetings Este evento pretende promover encontros bilaterais dos participantes com empresas e outras entidades de diversos setores da atividade económica, para conhecer as suas atividades, produtos e serviços e criar oportunidades e parcerias de negócio ou de inovação. Os participantes registados no evento B2B têm acesso direto a todas as atividades do TECHDAYS Aveiro 2017, podendo agendar e aceitar diretamente os encontros neste espaço web.
Registo e mais informações em: http://techdays.talkb2b.net/
1º Congresso Internacional de Negócios
Momento para partilha de conhecimentos e experiencias entre os diferentes players nacionais e estrangeiros.
O Congresso será constituído por dois painéis“Tendências e desafios na internacionalização” e ”O investimento, o crescimento e a cooperação empresarial.”
CROSSJOIN no TECHDAYS como Golden Sponsor
A Crossjoin é uma empresa de consultoria tecnológica que conta com uma equipa especializada de colaboradores e opera em diversos países. São especialistas em otimizar os sistemas de informação nas suas diversas camadas, tendo por base o desenvolvimento de novas ferramentas e utilizando o expertise na administração dos SGBD's, com o objetivo de dar resposta às solicitações dos nossos clientes.
No TechDays vão apresentar o X-Viewer, uma solução desenvolvida pela Crossjoin assim como dar a conhecer os nossos serviços de Performance e Gestão de Infraestruturas. E ainda apresentar o novo projeto: a Academia. Uma proposta de valor para os recém-licenciados ou para quem está a começar a sua atividade nesta área.
X-Viewer - uma solução competitiva e flexível que permite ter uma visão única e holística da infraestrutura, permitindo controlar e otimizar implementações de TI e a qualidade das operações, conseguindo, com isso, ter uma abordagem proactiva ao negócio e reagir atempadamente em situações de crise.
É a visão BIG data da CROSSJOIN, na exploração e disponibilização de informação não estruturada, massivamente coletada e processada em tempo real.
Performance – a análise, monitorização e otimização de sistemas e processos, permitindo aumentar a performance dos nossos clientes e a focalização da sua atenção no seu core business.
Gestão de Infraestruturas - garantindo a execução de todas as tarefas de administração de SGDB’s, servindo como medida de prevenção a eventuais incidentes. Para acompanhar o crescimento do negócio dos seus clientes, desenham e implementam planos estratégicos de dimensionamento e de continuidade de negócio.
Academia – plano de formação de 9 meses, tendo como base a experiência e formação dos Mentores, a entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2018. Servirá como uma espécie de curso intensivo, com uma forte componente prática, proporcionando experiencia e a as competências necessárias a quem está a começar.
Outro dos principais objetivos do TECHDAYS é contribuir para a reafirmação do posicionamento de Aveiro - Cidade e Região - como referência nacional e internacional na área das TICE, reforçando a imagem e visibilidade dos projetos empresariais existentes neste território e potenciando a constituição de novas e mais relevantes parcerias com empresas e entidades de outros setores da atividade económica.
Uma das principais áreas estratégicas do evento é a dinamização de diferentes conferências e workshops que, ao longo dos três dias do evento, vão atrair diferentes públicos ao TECHDAYS. São apresentados de seguida alguns dos destaques nesta área:
12 de outubro
Sessão de Abertura

A sessão de abertura do TECHDAYS contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro – José Ribau Esteves, do Reitor da Universidade de Aveiro - Manuel Assunção, do CTO da Altice/Meo - Alexandre Fonseca e do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação - Carlos Moedas.

Após as intervenções iniciais está programada uma breve apresentação técnica dedicada ao tema “5G City” que ficará a cargo de Adrian Matei, Diretor na Ericsson do “Strategy 5G Program”.

Conferência 25 anos do Instituto de Telecomunicações

A conferência “IT 25 anos”, conta com a presença de distintas personalidades nacionais e internacionais, o Comissário Carlos Moedas fará a abertura, segue-se uma sessão com testemunhos sobre o IT e seu impacto no meio, conduzida pelo Prof. Carlos Salema, e com participação do Reitor da Universidade de Aveiro Manuel Assunção, Eng.º Paulo Nordeste, Prof. José Manuel Mendonça Presidente do INESC-TEC, na segunda sessão moderada pelo Prof. Nuno Borges de Carvalho teremos connosco convidados como Martin Cooper, o “pai” do telemóvel, Upkar Dhaliwal que nos falará sobre comunicações wireless do futuro e o Prof. Paolo Villoresi que nos falará do potencial das comunicações quânticas, a sessão será encerrada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia Manuel Heitor.

TECHDAYS – Palco para a final do BfK IDEAS 2017

O Techdays 2017 é o palco escolhido para a final do BfK IDEAS 2017. No dia 12 de outubro os promotores das 15 ideias finalistas lutam pelo pódio num pitch final frente a um painel de especialistas. Os vencedores serão anunciados logo no final da sessão, que se realiza a partir das 10:00 no Pavilhão A.
Para além do acesso a um programa de aceleração em ciência e tecnologia, os três vencedores do concurso BfK IDEAS 2017 usufruirão do serviço de diagnóstico de Propriedade Industrial ao projeto, com o apoio da Patentree – Intellectual Property (www.patents.pt). O primeiro classificado terá ainda acesso a serviços de consultoria especializada e depósito de um pedido provisório de patente nacional.
O BfK IDEAS é uma iniciativa do Programa Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI).

13 de outubro
Conferência Negócios de Base Tecnológica e Capital Humano: o papel das Cidades na atratividade dos territórios

A região de Aveiro afirmou-se como uma referência no desenvolvimento tecnológico em consequência de uma significativa concentração de pessoas, empresas e instituições de elevado dinamismo e capacidade de inovação. O setor das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) vive um contexto de enorme competição global pelo que os territórios melhor organizados terão maior facilidade em fixar e atrair as empresas e o capital humano mais qualificado. A INOVA-RIA, no âmbito da sua Conferência anual, este ano sob o tem «Negócios de base tecnológica e capital humano: O papel das Cidades na atratividade dos territórios», pretende refletir sobre as oportunidades e desafios que se colocam hoje às cidades em geral, e às da região de Aveiro em particular, para se afirmarem como territórios atrativos para as empresas e os recursos humanos ligados ao setor tecnológico. Destaque para a presença de Pedro Carvalho, da Altice Labs e Sérgio Salústio, da BOSCH.

Congresso Internacional de Negócios
O 1º Congresso Internacional de Negócios da AIDA acontece no TECHDAYS” e tem como principal objetivo promover o apoio à internacionalização das empresas e o incremento das relações económicas bilaterais entre Portugal e a Alemanha, os E.U.A., e a França. O apoio à internacionalização das empresas e o incremento das relações económicas bilaterais entre Portugal e a Alemanha, os E.U.A., e a França são a base para a realização deste Congresso Internacional, que tem como objetivo ser um momento para partilha de conhecimentos e experiências entre os diferentes players nacionais e estrangeiros, visando o reforço da capacitação empresarial, necessária ao desenvolvimento de novos modelos de negócios internacionais e empresariais, contando com testemunhos de importadores. Destaque para a presença de Eurico Dias - Secretário de Estado da Internacionalização, Graça Didier - Diretora Executiva da Câmara de Comércio Americana e Geraldine Dussaubat - Responsável da Delegação no Porto da CCILF.
14 de outubro
Software Livre e Tecnologia Drupal

O Drupal Day tem por objetivos reunir a comunidade e demais interessados para partilha de experiências e conhecimento. O evento será constituído por talks e momentos para discussão. A edição deste ano terá também a participação da Ansol – Associação Nacional para o Software Livre, que abordará o tema das várias tecnologias em código aberto, como é o caso do Drupal. Além desta participação, o evento contará com a presença de Alberto Permury da Comunidade Drupal da Galiza; Francisco Almeida, da Pictonio; João Belchior, da Marzelabs , Hérnani Freitas, Techical Arquitect Freelancer, Ricardo Amaro, Acquia (UK), Ricardo Marcelino, da Omibee, entre outros. A par deste evento, será realizado um workshop para quem pretender ter um primeiro contacto com a tecnologia Drupal "Drupal Installation and Hosting from Scratch”.
Drupal é um CMS (Content Management System) concebido para a gestão de conteúdos em ambiente web. Entre as principais vantagens do Drupal contam-se a flexibilidade das soluções que permite desenvolver, a simplicidade na sua customização e o envolvimento de uma grande comunidade mundial que permite uma evolução e inovação constante das potencialidades suportadas. Algumas plataformas de referência construídas em Drupal: Harvard University, Arte Channel, The White House, BPNet (Banco de Portugal).

Made INAveiro
A Conferência “MADE INAveiro” contará com a presença de oradores de diferentes áreas do saber, que vão partilhar com a audiência os seus projetos empresariais e de investigação científica. O único denominador comum é que todos os oradores desta conferência são ex-alunos da Universidade de Aveiro. Hoje, a trabalharem em Aveiro, noutras cidades portuguesas e também no estrangeiro, a comunidade de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro, regressa a Aveiro e encontra no TECHDAYS um local de partilha e encontro. Destaque para a presença de Antero Ferreira - Senior Product Manager na FARFETCH, Cláudio Jesus - Presidente Executivo na Águas de Portugal Internacional, Catarina Simões - General Manager na Last2Ticket, Sofia Nunes - Gerontóloga na Associação de Solidariedade Social da Gafanha do Carmo, ou Ricardo Beltran, Manager do Group Corporate Programmes no European Investment Fund.
INFórum, Simpósio de Informática – 12 e 13 de Outubro
A Informática em Portugal é uma área académica e científica consolidada, com cursos de licenciatura e pós-graduação em praticamente todas as instituições de ensino superior do país e com um número considerável de unidades de investigação reconhecidas pela FCT. É igualmente uma área na qual várias empresas nacionais apresentam resultados de I&D de grande relevância internacional.
O INForum tem como objetivo ser um evento privilegiado de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática e ambiciona ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos. O INForum surge com particular oportunidade como palco para a estreia de jovens investigadores que buscam a divulgação, a crítica construtiva e o encorajamento ao seu trabalho.
Especial destaque para as duas sessões com Key-note speakers: no dia 12 estará presente a Eleni Pratsini, da IBM Zurich, e no dia 13 Liliana Ferreira da Fraunhofer Portugal - http://inforum.org.pt/
ALTICE LABS no TECHDAYS como MAIN SPONSOR
A Altice Labs, empresa de inovação do grupo Altice, associa-se ao TechDays pelo 2º ano consecutivo como Main Sponsor deste evento, considerado um dos maiores espaços nacionais de Tecnologia e de investigação e desenvolvimento.

Sendo o Techdays Aveiro o maior fórum nacional de tecnologia e um agente facilitador e acelerador da inovação ao serviço da qualidade de vida e do desenvolvimento económico, surge como uma oportunidade de a Altice Labs, seu patrocinador principal, reforçar a importância atribuída às parcerias locais na sustentabilidade do seu ecossistema de inovação.

A associação ao evento e a presença no Techdays Aveiro 2017 é para a Altice Labs uma oportunidade para dar visibilidade a Aveiro e a Portugal enquanto Pólo de Inovação Tecnológica, com dimensão internacional.

A sua participação como Main Sponsor reflete também a importância que Aveiro e a sua região têm para a Altice Portugal. Desta forma, e para o evento Techdays 2017, a Altice Labs terá, para além de um stand central, um envolvimento em diversos painéis e workshops estando representada ao mais alto nível, pelo CTO da Altice Portugal, Engº Alexandre Fonseca.

Projetos de IDI da Altice Labs em destaque no Techdays Aveiro 2017
A Altice Labs sempre considerou o investimento em pesquisa e inovação como um fator chave na geração de conhecimento e sua transformação em produtos, serviços, modelos de negócios inovadores e processos otimizados que contribuíram fortemente para a sua posição competitiva no mercado.
Assim, será apresentado um vídeo com a síntese dos principais projetos de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação) levados a cabo em parceria com as mais variadas entidades empresariais e académicas, em contexto internacional, normalmente no âmbito de projetos do programa quadro Europeu Horizon 2020, ou nacional, no âmbito do programa Portugal 2020.
No Techdays Aveiro 2017, a Altice Labs irá focar a sua participação segmentada em 4 grandes espaços tecnológicos: Redes 5G, Redes Óticas, Espaço Future Labs e Espaço Projetos de IDI.

Campus Solidário – Universidade de Aveiro

Clica para ler o artigo completo!

Resultados Eleições Órgãos Sociais AAUAv

Acompanha em tempo real todos os resultados das eleições para os Órgãos Sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Plantar o Futuro – A Tua Árvore

Clica para ler o artigo completo!

Orçamento Participativo Jovem Portugal

Clica para saber mais.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up