ABC dos Núcleos da AAUAv!

Actualmente a Associação Académica da Universidade de Aveiro conta com 37 núcleos, que, de acordo com a sua área de acção se subdividem em quatro categorias: núcleos de curso, associativos, culturais e desportivos.
ABC dos núcleos
Actualmente a Associação Académica da Universidade de Aveiro conta com 37 núcleos, que, de acordo com a sua área de acção se subdividem em quatro categorias: núcleos de curso, associativos, culturais e desportivos.
Os núcleos representam ramificações indispensáveis para a Instituição. São eles os grandes responsáveis pela dinamização do associativismo e são elementos insubstuíveis na missão desempenhada de proximidade à comunidade estudantil. Em todas as suas mais variadas vertentes, os núcleos são e serão sempre as mais importantes janelas de comunicação da Direcção da AAUAv com os estudantes da academia. Devido ao afastamento físico, a capacidade de concretização da Direcção não é a desejável, sem a presença destes actores dificilmente se realizariam actividades de cariz orientado e específico para as diferentes realidades.
O teu curso ainda não tem um núcleo? Tens uma ideia para um novo núcleo cultural? Então poderás ser co-fundador de um núcleo da AAUAv! Para saberes só tens que enviar um e-mail para: nucleos@aauav.pt.
Núcleos Curso

De uma forma geral os núcleos de curso têm como principal objectivo apoiar e representar todos os seus membros, nomeadamente através da integração dos novos alunos e da organização de actividades, que na maioria das vezes, têm como principais destinatários os estudantes do respetivo curso. No entanto, é importante realçar que os núcleos de curso apresentam um amplo campo de acção, uma vez que as suas actividades se distribuem por diversas áreas temáticas, nomeadamente:

• Pedagogia, recorrendo à organização de workshops, conferências, visitas técnicas, entre outros.

• Desporto, através da organização de torneios ou do apoio e incentivo à participação nos torneios organizados pela AAUAv, como o inter-cursos.

• Académico/cultural, organização de convívios e outras actividades lúdicas.

Paralelamente a actividade interna de um núcleo de curso inclui ainda a atualização de plataformas online, como o blogue, newsletter ou fórum, com notícias de interesse para os seus membros e divulgação de atividades futuras.
Desta forma, os núcleos de curso e associativos têm a seu cargo criar e manter uma dinâmica de interesse, motivação e união nas micro-comunidades académicas em que se inserem.
Núcleos Associativos

Por sua vez, os núcleos associativos apresentam uma actividade muito semelhante à dos núcleos de curso, no entanto, devido à distância geográfica que separa as Escolas Superiores do campus principal da UA (exceptuando-se o caso da ESSUA), estes núcleos assumem ainda um papel fundamental como principais focos do movimento associativo, estabelecendo a ponte de ligação entre a AAUAv e os estudantes que representam.

Núcleos Desportivos

Os núcleos desportivos são responsáveis pela organização de actividades relacionadas com a sua modalidade respectiva, tais como o desporto recreativo (nas ACDs) e treinos para a competição federada (entre universidades, nacional e internacional).
Interessado em ajudar a iniciar/re-activar algum núcleo? Então envia um e-mail para desportivo@aauav.pt
Por último, é importante lembrar que, o seu sucesso não resulta apenas do esforço e dedicação das suas coordenações, uma vez que se encontra absolutamente dependente dos seus membros, ou seja, de ti! O teu interesse, a tua participação e a tua intervenção são essenciais não só para o sucesso da atividade, possibilitando uma futura repetição, mas também para que o movimento juvenil e associativo tenha uma voz mais forte e ativa.

Núcleos Culturais

Já os núcleos culturais apresentam diversas actividades de cariz lúdico, de que são exemplo espec-táculos musicais ou peças de teatro, destinadas a um amplo público, que conta não só com a comunidade académica, mas também com os cidadãos aveirenses. Todavia o seu campo de acção não se esgota nos momentos de lazer, divertimento e descontracção, havendo ainda espaço dedicado à transmissão de conhecimentos nas áreas da música, fotografia, cinema, teatro, geologia ou tradições regionais. Desta forma, os núcleos culturais destacam-se como uma das entidades que mais contribui para o dinamismo da cultura que se faz e se vive na UA.

Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up