Alunos cancelam Enterro em R.G.A.

Decisão manipulada em Reunião Geral de Alunos
No passado dia 19 realizou-se elas 21.00 horas uma Reunião Geral de Alunos. Mal a R.G.A. teve início, um aluno que se intitulou de porta-voz do grupo de vinte pessoas que acompanhavam, propôs uma alteração na ordem de trabalhos programada, evocando o direito que lhe assiste de o fazer e o facto de querer, em nome do grupo, apresentar uma moção de censura ao Enterro do Ano'99. A moção pretendia essencialmente anular a realização de qualquer evento relacionado com o Enterro do Ano, bem como o orçamento previsto, para a realização do mesmo. A moção defendia assim, que todo esse dinheiro deveria reverter a favor da campanha de descontos "Aveiro é nosso!", devendo mais especificamente ser empregue em descontos para bilhetes de futebol entre o clube Beira-Mar e os outros três grandes, bem como em casas de fotocópias onde os estudantes gastam grande parte do seu dinheiro.
Ângelo Ferreira, presidente da Associação Académica exaltou-se e questionou a sanidade mental destes alunos. Disse-lhes que esta moção não tinha qualquer cabimento e que se recusava a aceitá-la. No entanto, o porta-voz desse grupo organizado retorquiu afirmando que está nos estatutos da Associação Académica que qualquer moção pode ser votada em R.G.A. desde que proposta por um número mínimo de alunos. Afirmou ainda que caso a moção fosse aprovada teria que vigorar, já que uma decisão tomada em R.G.A. é sempre soberana. E acabou dizendo: " Se os outros "badamecos" que frequentam a universidade não sabem os seus direitos não tenho culpa, eu sei os meus !". Seguiu-se um clima de grande tensão e discussão entre aqueles que queriam ver aprovada a moção e os que eram contra.
O presidente da mesa teve inclusive de se levantar para pessoalmente repor a calma a alguns membros da Direcção da A.A.U.Av. que se preparavam para agredir fisicamente alguns membros do grupo. Após ter sido reposta a calma, o presidente da mesa permitiu que a assembleia discutisse ordeiramente a moção antes de esta ser votada. Seguiram-se mais duas horas de diálogo (nem sempre agradável) sem que se tivesse chegado a qualquer alternativa. Houve quem tivesse acusado a Direcção da Associação Académica de falta de divulgação desta infeliz R.G.A., e para todos os efeitos, a A.A.U.Av. assumiu essa responsabilidade.No entanto, foi tam-bém meu dever informar que, por capricho estatístico ou não, nesta R.G.A. estiveram presentes mais pessoas do que em R.G.A.'s anteriores, onde a divulgação foi reconhecidamente levada a cabo de uma forma eficaz. Com o entrar da madrugada aqui-lo que no início começou por parecer um pesadelo, tornou-se numa triste realidade. Apesar da Direcção da A.A.U.Av. se ter habituado a contar consigo própria e a estar sozinha na luta pelos interesses da academia, nunca o sentimento de solidão foi tão profundo. A noite passada, o Anfiteatro III esteve mais vazio do que nunca; não porque houvessem mais cadeiras vagas do que nas R.G.A.'s anteriores, mas sim por que ontem cada lugar preenchido naquela que é "assembleia da república" de todos estudantes, teria sido um grande contributo para a defesa de uma causa mais do que justa: o direito dos estudantes à diversão.

Perguntei ainda se aquele grupo organizado tinha consciência de que a moção que queriam ver aprovada não era do agrado da maioria dos estudantes da universidade; a que o porta-voz do grupo respondeu: " Neste momento as quarenta e cinco pessoas são para mim a que aqui totalidade dos estudantes que frequentam a Universidade. Se isto é uma reunião geral de alunos, então a generalidade desses alunos está aqui representada. Todos os que não estão aqui não passam para mim de "zombies", "ratos de biblioteca" e "surdos mudos". Para além disso, toda a gente sabe que a maioria das pessoas que participam no Enterro do Ano não são estudantes da Universidade de de Aveiro, porque esses, estão a juntar dinheiro para gastar na "queima das fitas" de outras universidades, ou estão a estudar para os exames como é sua obrigação e responsabilidade". Após esta resposta, fez-se um enorme silêncio no anfiteatro.

Procedeu-se à contagem dos votos e confirmou-se aquilo que se temia: a moção foi aprovada por cinco votos de diferença. Houveram assim vinte votos a favor desta, moção, dez abstenções e quinze votos contra. Garanto-vos caros colegas, que estas foram as linhas mais triste que alguma vez tive de escrever desde que sou director deste jornal. Recuso-me, no entanto, a terminar este artigo de uma forma pessimista ou conformista. Por isso, gostaria que estas últimas palavras constituíssem um apelo à esperança e ao academismo de todos os estudantes da Universidade…

Apelava para que todos nós comparacessemos em massa na próxima R.G.A. !

Alunos cancelam Enterro em R.G.A.
Dia Aberto ás Universidades
Dia Aberto às UniversidadesA Fundação Calouste Gulbenkian está de volta com mais um Dia Aberto às Universidades e claro a...
Stand Up Comedy – Fernando Rocha
Stand Up Comedy - Fernando RochaO Núcleo de Estudantes de Administração Pública, no dia 16 de Outubro de 2018 irá...
Sport Challenge
Sport ChallengeE se um único evento conjugar desporto, solidariedade e networking? É verdade, o SportChallenge está de regresso à Universidade...
AAUAv no CERCIAG em movimento

Núcleo de Judo da Universidade de Aveiro esteve a promover a modalidade de Judo no evento que decorreu em Águeda nos dias 21 e 22 de Setembro

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Lorem ipsum dolor sit amet, ornare

Lorem ipsum dolor sit amet, ornare suspendisse ac. Pellentesque vitae eros. Massa commodo pede, ut wisi pharetra, scelerisque amet donec. Per purus. Facilisi fusce dui. Sit lectus orci. Nam nonummy pulvinar. Quis libero a, ullamcorper sem.
Lorem ipsum dolor sit amet, sed aliquam suscipit, pellentesque velit id, fringilla et. Eget error blandit. Orci pulvinar sociosqu, arcu amet elit, est lacinia. Neque dictum, dolor hymenaeos pharetra. Non donec congue, lorem eget. Wisi vestibulum mauris, molestie morbi congue. Molestie a, aliquam scelerisque. Vel donec, diam amet integer, aliquam dignissim. Purus fermentum consectetuer. Nunc sagittis a, id pellentesque eros. Morbi vitae non, lacinia at. Magna diam. Scelerisque tellus id. Voluptas nunc ante, nunc lectus.
Vestibulum ante egestas, euismod sit. Pellentesque mauris in, urna lectus. Pretium imperdiet. Suspendisse viverra pellentesque. Consequat ullamcorper ut, ultricies nostra purus, aliquam voluptas. Cras dui auctor. Donec pellentesque ornare, quisque ac, adipiscing nonummy. In in integer, massa potenti luctus, vestibulum per. Sed vehicula. Vestibulum dignissim id, ante leo.
Ipsum potenti sed mauris donec, nec phasellus in dolor, tellus vel venenatis diam turpis, nulla tortor laoreet magna vitae. Justo nulla montes donec morbi, feugiat arcu sollicitudin porta, diam orci id tincidunt ac. Facilisis volutpat wisi adipiscing tincidunt, venenatis vestibulum augue hendrerit, nec lobortis tellus pretium. Sit ut cum interdum, donec ac fusce ac. Lorem wisi mauris proin scelerisque, lorem dui felis dictum fusce, erat ac imperdiet rhoncus curabitur, a maecenas mollis a vestibulum.
Mollis arcu libero in elementum, orci viverra mauris mus sapien, placerat arcu nunc erat, in ut a temporibus. Quis purus maecenas tincidunt quis, vitae nunc ullamcorper nec nostra, laoreet tempus leo at, leo diam diam massa.
AAUAv no CERCIAG em movimento

Núcleo de Judo da Universidade de Aveiro esteve a promover a modalidade de Judo no evento que decorreu em Águeda nos dias 21 e 22 de Setembro

Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up