Alunos da UA ganham Angelini University Award 2010/2011

Portal inovador para cuidadores de doentes com Alzheimer
O Portal para Familiares e Cuidadores de Doentes de Alzheimer ( http://cuidadores-alzheimer.web. ua.pt) é o projeto vencedor da segunda edição do prémio Angelini University Award 2010/2011 que decorreu dia 13 de outubro. Este projeto inovador em Portugal, concebido e realizado por cinco alunos da Universidade de Aveiro do Mestrado em Biomedicina Molecular na Secção Autónoma de Ciências da Saúde, teve em especial atenção as dificuldades com que se deparam os cuidadores das pessoas afetadas com Alzheimer.
Os responsáveis por este portal identificaram, em Portugal, urna lacuna relativa a quem trata dos doentes de Alzheimer. "Cuidar de um doente de Alzheimer é uma tarefa difícil, que requer tempo e energia. É uma responsabilidade que pode ter um enorme desgaste emocional e físico, especialmente se adicionado à angústia de ver alguém muito querido a perder as suas capacidades", resumem, naquele site.
Este galardão tem como objetivo premiar o desenvolvimento académico e projetos práticos. A ideia vencedora, que recebeu da Angelini Farmacêutica uma bolsa no valor de 6 mil euros, surgiu como resposta à falta de informação em Portugal direcionada para o cuidador informal. «Achámos que era uma escolha adequada, uma vez que há pouca informação no país sobre este assunto», esclarece Filipa Martins que, juntamente com Edgar Coelho, Joana Oliveira, Joana Rocha e João Terrível, sob a orientação da Prof. Odete Cruz e Silva, construiu a plataforma online que «veio preencher uma lacuna em Portugal».
E que, explica a aluna, «há muita informação de fontes internacionais, essencialmente dos Estados Unidos e da Austrália, mas em Portugal não existe nada deste tipo de informação dedicada aos cuidadores de doentes com Alzheimer».
O portal fornece informações e dicas que podem ser utilizadas pelo familiar ou cuidador, no dia-a-dia, com um doente de Alzheimer. E analisa alguns problemas que estes prestadores de cuidados de saúde enfrentam. O trabalho foi premiado com o `Angelini University Award' porque a entidade que criou o prémio, a Angelini Farmacêutica, entendeu a lacuna e o mérito que o portal apresenta ao corrigi-la. E Alzheimer é a doença deste tipo mais comum entre os idosos portugueses, que, estima-se, atinge 90 mil pessoas em Portugal.
Na Europa, 8,6 milhões de pessoas sofrem de doenças neurode-generativas e, em Portugal, estima-se que 153.000 indivíduos sofram de Demência, dos quais cerca de 90.000 sofrem de Doença de Alzheimer. Prevê-se que nos próximos anos haja um aumento significativo da prevalência destas doenças, devido ao prolongamento da esperança média de vida.

A segunda edição do prémio Angelini University Award registou uma adesão significativa a nível nacional, com 31 grupos de estudantes universitários inscritos, num total de 108 participantes representantes de Faculdades de Farmácia, Escolas de Enfermagem, de Psicologia, de Ciências da Saúde, de Ciências Biomédicas e de Gestão. Um sucesso que levou a Angelini Farmacêutica a anunciar uma terceira edição 2011/2012, sob o tema "Melhor nutrição para melhor saúde".

Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

Academia de Verão 2018: futuros universitários experienciam a vida académica

Vem viver e trabalhar no campus de uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país e participar nos diversos programas científicos que a UA tem para te oferecer.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up