Aveiro entra na Rota do Sal

O projeto envolve quatro países — Portugal, Espanha, França e Reino Unido, num total de 13 entidades parceiras. No nosso país, integram esta lista a Câmara Municipal de Aveiro e a UA, a Câmara Municipal da Figueira da Foz e a Câmara Municipal de Rio Maior.
Através da visita a estes pontos, o visitante terá um contacto com a produção do sal artesanal e com as mais diversas especificidades de cada região.
O que faz Aveiro?
A Câmara Municipal de Aveiro assume um papel relevante no âmbito do projeto Ecosal Atlantis, já que é coordenadora de três ações centradas no desenvolvimento de instrumentos de gestão museológica de espaços salineiros e de dinamização das comunidades e agentes que lhe estão associados, proporcionando formação e iniciativas que promovam a troca de experiência e de saberes.
Para além disso, esta parceria vai permitir ao município colocar a Marinha da Troncalhada no mapa europeu do sal. O eco-museu, dedicado inteiramente à produção do sal na Ria de Aveiro, recebeu no último ano cerca de 12 mil visitantes, o que significa mais 10% em relação aos últimos três anos. Os números agradam à autarquia aveirense, que destaca a presença de turistas espanhóis e holandeses.

