Campeonato Europeu Universitário - Xadrez 2017

Decorreu entre 19 e 25 de setembro, o Campeonato Europeu Universitário de Xadrez.
A competição realizou-se em Fuengirola (Espanha) e a Associação Académica da Universidade de Aveiro esteve representada pelos atletas João Valente e João Pedro Andias. A nossa equipa alcançou o 18º lugar, com 8.0 pontos.

A experiência na voz do chefe de comitiva, Ricardo Santos:

''Partimos na terça-feira, dia 19 de setembro de 2017, rumo ao desconhecido (Fuengirola - Espanha) com apenas uma ideia em mente: representar a nossa AAUAv no europeu de xadrez. Sabíamos das dificuldades da competição desde início, dado que este desporto é pouco praticado em Portugal, fazendo descer o nível das provas nacionais. Ainda assim, contávamos com a nossa garra.
A viagem foi longa, mas cedo deu para nos adaptarmos ao clima quente e à gastronomia típica (bem como às horas tardias de almoço!). Quando chegamos, deparamos com uma organização elevada e carinhosa. O hotel era agradável e o primeiro dia de estadia foi de preparação para a competição. Treinávamos na varanda, com muita conversa e animação, e sempre com um olhar atento do sol. No final do dia, presenciamos uma cerimónia de abertura que nos mostrou a dança da terrinha «el Flamenco».
Nos três dias seguintes seguiu-se a competição de semi-rápidas. As manhãs foram aproveitadas para conhecer melhor a região, descansar e preparar o adversário da primeira ronda da tarde. À tarde, começava o trabalho árduo. A nossa equipa era composta pelo João Andias e pelo João Valente. Eles não se portaram mal, tendo em conta que os jogos que perderam foram contra jogadores mais fortes. Talvez a única surpresa tenha sido contra uma das equipas de Israel, cujo segundo jogador estava em grande forma, apesar de não ser federado. No final, a equipa terminou no décimo oitavo lugar, numa competição que foi desde cedo controlada pelos russos e pelos sérvios.
No último dia de provas, a competição foi de manhã, com ritmo de rápidas. Depois de um «desayuno» vigorante, os jogadores começaram os seus confrontos. Quanto aos nossos atletas, João Andias conseguiu somar três pontos e meio, tendo o empate sido alcançado contra um inglês consideravelmente mais forte. João Valente foi a nossa grande surpresa, pois terminou em vigésimo sexto lugar, com quatro pontos e meio, fruto de três grandes vitórias nos três últimos jogos.
Ao final do dia, o tempo foi de festa, com diversas demonstrações artísticas e entrega dos prémios, ao som do hino «Gaudeamus igitur».
Confessamos que não ganhamos medalhas, mas crescemos em experiência e espírito competitivo. Tratou-se de uma semana fantástica, de constante contacto com desporto e cultura, que perdurará para o resto das nossa vidas.''

Campus Solidário – Universidade de Aveiro

Clica para ler o artigo completo!

Resultados Eleições Órgãos Sociais AAUAv

Acompanha em tempo real todos os resultados das eleições para os Órgãos Sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Plantar o Futuro – A Tua Árvore

Clica para ler o artigo completo!

Orçamento Participativo Jovem Portugal

Clica para saber mais.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up