Campeonato Europeu Universitário - Xadrez 2017

Decorreu entre 19 e 25 de setembro, o Campeonato Europeu Universitário de Xadrez.
A competição realizou-se em Fuengirola (Espanha) e a Associação Académica da Universidade de Aveiro esteve representada pelos atletas João Valente e João Pedro Andias. A nossa equipa alcançou o 18º lugar, com 8.0 pontos.

A experiência na voz do chefe de comitiva, Ricardo Santos:

''Partimos na terça-feira, dia 19 de setembro de 2017, rumo ao desconhecido (Fuengirola - Espanha) com apenas uma ideia em mente: representar a nossa AAUAv no europeu de xadrez. Sabíamos das dificuldades da competição desde início, dado que este desporto é pouco praticado em Portugal, fazendo descer o nível das provas nacionais. Ainda assim, contávamos com a nossa garra.
A viagem foi longa, mas cedo deu para nos adaptarmos ao clima quente e à gastronomia típica (bem como às horas tardias de almoço!). Quando chegamos, deparamos com uma organização elevada e carinhosa. O hotel era agradável e o primeiro dia de estadia foi de preparação para a competição. Treinávamos na varanda, com muita conversa e animação, e sempre com um olhar atento do sol. No final do dia, presenciamos uma cerimónia de abertura que nos mostrou a dança da terrinha «el Flamenco».
Nos três dias seguintes seguiu-se a competição de semi-rápidas. As manhãs foram aproveitadas para conhecer melhor a região, descansar e preparar o adversário da primeira ronda da tarde. À tarde, começava o trabalho árduo. A nossa equipa era composta pelo João Andias e pelo João Valente. Eles não se portaram mal, tendo em conta que os jogos que perderam foram contra jogadores mais fortes. Talvez a única surpresa tenha sido contra uma das equipas de Israel, cujo segundo jogador estava em grande forma, apesar de não ser federado. No final, a equipa terminou no décimo oitavo lugar, numa competição que foi desde cedo controlada pelos russos e pelos sérvios.
No último dia de provas, a competição foi de manhã, com ritmo de rápidas. Depois de um «desayuno» vigorante, os jogadores começaram os seus confrontos. Quanto aos nossos atletas, João Andias conseguiu somar três pontos e meio, tendo o empate sido alcançado contra um inglês consideravelmente mais forte. João Valente foi a nossa grande surpresa, pois terminou em vigésimo sexto lugar, com quatro pontos e meio, fruto de três grandes vitórias nos três últimos jogos.
Ao final do dia, o tempo foi de festa, com diversas demonstrações artísticas e entrega dos prémios, ao som do hino «Gaudeamus igitur».
Confessamos que não ganhamos medalhas, mas crescemos em experiência e espírito competitivo. Tratou-se de uma semana fantástica, de constante contacto com desporto e cultura, que perdurará para o resto das nossa vidas.''

Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up