Candidatura ao Campeonato Mundial Universitário de Corta-mato 2020

A Associação Académica da Universidade de Aveiro volta a fazer história, desta feita, ao apresentar uma candidatura à organização da 22ª edição do Campeonato Mundial Universitário de Corta-mato, em 2020.

“Esta candidatura é mais um momento de afirmação da Academia Aveirense no panorama do desporto universitário português. É importante ressalvar que fomos a Academia selecionada para receber as Fases Finais 2018, alcançamos o 2º lugar no TUC (Troféu Universitário de Clubes), temos Bolsas para os melhores atletas e fomos a primeira Instituição a organizar o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol, em 2001. A conjunção de todo este desenvolvimento em torno do desporto universitário na cidade de Aveiro teria que culminar na apresentação da candidatura a este Campeonato Mundial. Permitindo assim afirmar-nos no contexto da organização de eventos desportivos de cariz universitário. Tudo isto apenas é possível com relações de proximidade com a Universidade de Aveiro, com o Município de Aveiro e com a Federação Académica do Desporto Universitário” - Xavier Vieira, na apresentação da candidatura ao WUC Corta-mato 2020, em Lausanne, Suíça.

A candidatura conjunta entre a AAUAv, Universidade de Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro e FADU pretende promover o futuro do desporto na cidade e na sua universidade, a nível internacional, tendo em conta, o percurso de crescimento e valorização da prática desportiva, quer seja no plano competitivo, quer seja no plano recreativo do seio da Academia.

Desta forma, a competição entre os melhores atletas universitários da modalidade, provenientes de todo o globo, permitirá e exigirá uma renovação e melhoramento de todas as infraestruturas desportivas adjacentes ao evento.

Apresentação da Candidatura ao Mundial Universitário de Corta-Mato 2020

“O panorama internacional anseia por conhecer a verdadeira capacidade organizacional que a Região detém e este é o momento indicado para o efeito. Dar a conhecer a Universidade e a cidade é um passo importante na promoção de Aveiro como uma potência a nível desportivo.” - Candidatura ao Mundial Universitário de Corta-Mato 2020

Se um dos principais objetivos da candidatura é promover um conjunto de políticas e investimentos que corroborem a constante aposta no desporto, o passado e os feitos alcançados não devem sair da memória da comunidade. Portugal tem uma larga ligação ao corta-mato, desde os vários títulos conquistados a nível europeu e mundial, por Carlos Lopes, Rui Silva, Jéssica Augusto e Ana Dulce Félix, entre outros, ao facto de esta modalidade ter sido alvo da primeira organização mundial universitária realizada no país, em 1996.

No seguimento do processo de candidatura à organização do Campeonato Mundial Universitário de Corta-mato, Xavier Vieira, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, e Daniel Monteiro, Presidente da Direção da Federação Académica do Desporto Universitário, apresentaram na sede da FISU (Federação Internacional do Desporto Universitário), em Lausanne, Suíça, o projeto proveniente da Academia Aveirense.

Os principais argumentos defendidos são a experiência adquirida pela Academia Aveirense na organização do maior evento desportivo universitário nacional – as Fases Finais 2018 - e a envolvência a que a comunidade será sujeita nesse evento, a melhor classificação da AAUAv no TUC, na época desportiva 2016/17 – 2º lugar -, o reconhecimento do mérito desportivo dos estudantes-atletas da Universidade de Aveiro, através da atribuição de Bolsas de Mérito Desportivo e o dinamismo demonstrado aquando da organização do 1º Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol, em 2001.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up