CicloRia promove concurso para incentivar uso da bicicleta

O Projecto CicloRia, uma parceria entre as Câmaras de Estarreja, Murtosa, Ovar e a Universidade de Aveiro promove um concurso nas escolas de todo o país para incentivar o uso da bicicleta.
«Pedalar XXI", iniciativa do Projecto CicloRia, é um desafio lançado aos alunos do 3° ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todo o país, na forma de concurso. Pedem-se ideias e projectos inovadores, capazes de mobilizar as comunidades escolar e não escolar para o uso da bicicleta e hábitos mais saudáveis, para um olhar mais atento sobre o território.
O objectivo é promover a utilização da bicicleta como meio de "deslocação suave" em curtas distâncias, através de projectos escolares inspirados na mobilidade sustentável, na valorização do território, estilos de vida saudável e segurança rodoviária. O concurso "Pedalar XXI" subdivide-se em duas categorias, uma para cada ciclo de ensino: Categoria A, destinada ao 3° Ciclo do Ensino Básico, e Categoria B, destinada ao Ensino secundário.
Na Categoria A, a participação no concurso pressupõe que os concorrentes avaliem a Pegada Ecológica da escola e elaborem uma carta de intenções, com vista à melhoria da Pegada Ecológica no que se refere à secção da mobilidade. O termo Pegada Ecológica, usado pela primeira vez nos anos 90 por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel, traduz-se na área da superfície da Terra (solo e água) necessária para sustentar as actividades de uma população ou indivíduo, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos gastos. O regulamento do concurso explica como poderá ser feito este cálculo.
A participação na Categoria B implica que os concorrentes efectuem um percurso de bicicleta (casa escola ou escola - local público), identificando os obstáculos e/ou facilidades encontradas ao longo do percurso. Este percurso deverá ser registado em vídeo e/ou fotografia e comentado pelos alunos, referindo os seus aspectos mais relevantes.
Poderão participar grupos com um número máximo de quatro alunos da mesma turma ou em grupo escolar organizado, sob orientação de um docente. As inscrições no concurso decorrem até 10 de Abril e a data limite para envio dos trabalhos é 23 de Maio. Os prémios serão anunciados brevemente no site do Projecto CicloRia: http://cicloria.org.pt e entregues numa cerimónia marcada para 5 de Junho.
O Projecto CicloRia é iniciativa conjunta dos municípios de Estarreja, Murtosa e Ovar e da Universidade de Aveiro, que procura incentivar e valorizar o uso da bicicleta na região, entendido como favor de desenvolvimento. Actualmente, está projectada uma Rede de Vias Cicláveis, a finalizar em 2013, que assenta em dois eixos principais: a Linha Praias, com 32 km de extenção, e a Linha Nascente, com 50 km, sendo servida por eixos de acesso transversais e complementada por percursos de âmbito local.
O concurso "Pedalar XXI" é patrocinado pelas empresas Orbita, Sportis e A2Z Adventures.
Dia Aberto ás Universidades
Dia Aberto às UniversidadesA Fundação Calouste Gulbenkian está de volta com mais um Dia Aberto às Universidades e claro a...
Stand Up Comedy – Fernando Rocha
Stand Up Comedy - Fernando RochaO Núcleo de Estudantes de Administração Pública, no dia 16 de Outubro de 2018 irá...
Sport Challenge
Sport ChallengeE se um único evento conjugar desporto, solidariedade e networking? É verdade, o SportChallenge está de regresso à Universidade...
AAUAv no CERCIAG em movimento

Núcleo de Judo da Universidade de Aveiro esteve a promover a modalidade de Judo no evento que decorreu em Águeda nos dias 21 e 22 de Setembro

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up