Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro em destaque na Visita Presidencial

O Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro foi visitado no passado dia 6 de Fevereiro pelo Presidente da República
O Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro foi visitado no passado dia 6 de Fevereiro pelo Presidente da República no âmbito da Jornada Temática que o levou a percorrer o país em busca de exemplos de Inovação e Competitividade nas empresas portuguesas e de casos de sucesso na coo¬peração Universidade/Empresas.
Dado que no distrito de Aveiro a cerâ¬mica foi o tema em destaque, o Depar¬tamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro foi escolhido como exemplo da correspondência da Universidade às necessidades da indústria e da transferên¬cia de tecnologia e know-how para o teci¬do produtivo da região e do país. Na ver¬dade, a criação deste Departamento tradu¬ziu uma preocupação antiga de coopera¬ção da Universidade com o meio envol¬vente tentando responder à necessidade de formação de quadros técnicos especializa¬dos de modo a permitir um melhor apro¬veitamento do parque industrial de Cerâmica e Vidro do país e potenciar a valorização industrial e a competitividade do distrito de Aveiro.
O desenvolvimento de sensores (elec¬troquímicos e resistíveis), de novos mate¬riais cerâmicos e compósitos (refractários, por exemplo) para a indústria vidreira, metalomecânica, metalúrgica, electrónica, de implantes e, claro, para a cerâmica tra¬dicional, constituem exemplos de ligação ao tecido produtivo do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro. A CEREXPORT, a EFACEC, a VISTA ALEGRE, a SANITANA, a HOECHST, a VULCANO e a REVIGRÉS são algu¬mas das empresas que quiseram aliar os seus esforços aos da equipa deste departa¬mento. O Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro dá apoio tecnológico a fábricas de Cerâmica e Vidro de todo o país, nomeadamente através da Associação de Apoio à Cerâmica (AAC).
Estes e outros aspectos da actividade desenvolvida por este Departamento da Universidade de Aveiro foram apresenta¬dos pelo Prof. Doutor Pedro Mantas e pelo reitor da UA ao Presidente da República e restantes visitantes.
Ainda no dia 6 de Fevereiro, por oca¬sião da visita presidencial, foi também lançada a brochura Cooperação Universidade - Sociedade. Nesta publica¬ção a Universidade de Aveiro apresenta o seu programa de acção para esta área e destaca uma síntese do relatório Universidade de Aveiro - Desafios, da responsabilidade do Prof. Doutor Veiga Simão.
departamento ceramica em destaque em visita presidencial
footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up