Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro em destaque na Visita Presidencial

O Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro foi visitado no passado dia 6 de Fevereiro pelo Presidente da República
O Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro foi visitado no passado dia 6 de Fevereiro pelo Presidente da República no âmbito da Jornada Temática que o levou a percorrer o país em busca de exemplos de Inovação e Competitividade nas empresas portuguesas e de casos de sucesso na coo¬peração Universidade/Empresas.
Dado que no distrito de Aveiro a cerâ¬mica foi o tema em destaque, o Depar¬tamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro foi escolhido como exemplo da correspondência da Universidade às necessidades da indústria e da transferên¬cia de tecnologia e know-how para o teci¬do produtivo da região e do país. Na ver¬dade, a criação deste Departamento tradu¬ziu uma preocupação antiga de coopera¬ção da Universidade com o meio envol¬vente tentando responder à necessidade de formação de quadros técnicos especializa¬dos de modo a permitir um melhor apro¬veitamento do parque industrial de Cerâmica e Vidro do país e potenciar a valorização industrial e a competitividade do distrito de Aveiro.
O desenvolvimento de sensores (elec¬troquímicos e resistíveis), de novos mate¬riais cerâmicos e compósitos (refractários, por exemplo) para a indústria vidreira, metalomecânica, metalúrgica, electrónica, de implantes e, claro, para a cerâmica tra¬dicional, constituem exemplos de ligação ao tecido produtivo do Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro. A CEREXPORT, a EFACEC, a VISTA ALEGRE, a SANITANA, a HOECHST, a VULCANO e a REVIGRÉS são algu¬mas das empresas que quiseram aliar os seus esforços aos da equipa deste departa¬mento. O Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro dá apoio tecnológico a fábricas de Cerâmica e Vidro de todo o país, nomeadamente através da Associação de Apoio à Cerâmica (AAC).
Estes e outros aspectos da actividade desenvolvida por este Departamento da Universidade de Aveiro foram apresenta¬dos pelo Prof. Doutor Pedro Mantas e pelo reitor da UA ao Presidente da República e restantes visitantes.
Ainda no dia 6 de Fevereiro, por oca¬sião da visita presidencial, foi também lançada a brochura Cooperação Universidade - Sociedade. Nesta publica¬ção a Universidade de Aveiro apresenta o seu programa de acção para esta área e destaca uma síntese do relatório Universidade de Aveiro - Desafios, da responsabilidade do Prof. Doutor Veiga Simão.
departamento ceramica em destaque em visita presidencial
Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up