O ENDA PORTO 2019, juntou o movimento associativo nacional para debater os aspetos em voga no panorama do Ensino Superior em Portugal.

A ação social, com a importância da revisão do RABEEES (Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior) que recebeu especial foco, acabou por ser o assunto mais controverso e debatido no Fórum em questão. Mas, para além disso, assuntos como o acesso ao Ensino Superior, em regime especial, para estudantes com deficiência; a revisão do RJIES (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior) e Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); a funcionamento do processo de avaliação docente, acabaram por ser os temas mais debatidos.

Na sequência do ENDA PORTO 2019, o Presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, António Alves, prestou as seguintes declarações:

“Para além de todas as discussões profícuas, desde os temas em destaque, como a Ação Social e o Sistema de Acesso ao Ensino Superior, dimensões cuja a sua reflexão é ainda mais preponderante numa altura de mudança de ano letivo, à posição que este Fórum deve ter e em que áreas deverá incidir para uma melhor representação estudantil, importa ressalvar o avanço tecnológico que o ENDA PORTO 2019 proporcionou através da implementação do voto eletrónico. O Movimento Associativo sai a ganhar, assim como todos os que por este são abrangidos.”

Scroll Up