A UA é a soma de muitos, de diferentes proveniências e interesses distintos. E será tanto melhor quanto mais for capaz de recolher de cada um a riqueza da diversidade, potenciando sinergias e estimulando a cooperação. Intervir presume sempre, portanto, seja qual for a missão, estudar bem a realidade existente, identificar as melhores práticas e promover a sua partilha, criar condições para a valorização e capacitação dos membros da comunidade e envolver todos nas discussões sobre as opções da Universidade.

A estratégia formulada visa a melhoria contínua da oferta formativa, a inovação dos espaços de aprendizagem, o desenvolvimento de um programa de atualização pedagógica, o reconhecimento das melhores práticas, a criação de novas oportunidades de desenvolvimento de competências transferíveis dos estudantes, e, naturalmente, a monitorização e avaliação regular dos resultados que vamos alcançando. Cumprir a estratégia desenhada, avaliar os resultados da sua implantação, ajustá-la em função das necessidades e melhorá-la continuamente é uma tarefa que queremos coletiva.

O Fórum de Ensino e Aprendizagem | Teaching & Learning Forum pretende ser o “ponto de encontro” daqueles que, sendo parte do processo de ensino e de aprendizagem na UA, queiram participar no debate nesta área. Anualmente, o evento incluirá a prestação de contas sobre a implementação da estratégia e iniciativas para o futuro próximo; intervenções de responsáveis de outras instituições sobre as respetivas estratégias institucionais; reflexões de membros da comunidade UA sobre a inovação no ensino e na aprendizagem; iniciativas de disseminação das melhores práticas da comunidade UA; e sessões de trabalho sobre os desafios mais imediatos para a UA em cada uma das áreas de intervenção.

O sucesso do evento pressupõe a experiência e os contributos de todos. 

Contamos convosco!

Scroll Up