O que nos contou a Gala do Desporto

No passado domingo, dia 8 de outubro, tomou lugar no Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro a Gala do Desporto da Universidade de Aveiro. A celebração de todas as conquistas da época 2016/2017 reuniu estudantes-atletas, treinadores, técnicos desportivos, dirigentes, parceiros, patrocinadores e instituições numa verdadeira Festa do Desporto Universitário.
No decorrer da Gala subiram ao palco Exmo Reitor, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Membro do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Presidente da Direção da Federação Académica do Desporto Universitário e Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

De entre todas as palavras dirigidas ao auditório pelas mais variadas entidades, e o já conhecido Jovem Conservador de Direita que, mais uma vez, marcou presença num evento da AAUAv, salienta-se o seguinte:

"As bolsas de mérito foram algo importante, por mais que simbólico, e que permitiram o reconhecimento aos atletas. É necessário aprofundar a questão dos protocolos com os Clubes das nossas cidades, e certamente que é um passo que vamos dar, e muito importante. Vamos ter os Campeonatos Nacionais Universitários, e certamente que, com o apoio da FADU, iremos conseguir também trazer os Mundiais 2020 de Corta-mato. Parabéns a todos, e vamos continuar a fazer bem à nossa Universidade." - Exmo Reitor, Prof. Doutor Manuel Assunção

Muita da capacidade de atração da UA pode provir do ambiente cultural e da dinâmica de vida da universidade, da cidade e da região envolvente.
''A partir deste momento o desporto tem de ser encarado ainda com mais responsabilidade.'' - Exmo Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Rogério Carlos Porta
A proximidade entre a AAUAv e a Câmara Municipal tem vindo, ao longo dos anos, a absorver um trabalho conjunto em prol de todos os estudantes.
''Para além de todas as conquistas no presente, é de louvar o trabalho desenvolvido pelas antigas Direções. Parabéns a todos, parabéns à Associação Académica da Universidade de Aveiro.'' - Membro do Gabinete de Estado da Juventude e Desporto, Paulo Fontes

A proximidade com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais é uma referência que permite o conhecimento das várias realidades e assim estabelecer uma agenda que continue a incentivar à prática desportiva no setor jovem.

Menção Honrosa - Equipa de Andebol Feminina
Prémio Carreira - Mariana Lopes
Melhor Equipa Feminina - Andebol
Melhor Equipa Masculina - Xadrez
Melhor Equipa Mista - Corfebol
Melhor Atleta Feminina - Joana Canastra
Melhor Atleta Masculino - João Valente
Atleta Revelação Feminina - Patrícia Oliveira
Atleta Revelação Masculino - João Monteiro
Melhor Treinador - Filipa Fontes
Melhor Colaborador - Enoque Guedes
Melhor Monitor - António Costa
Taça UA - Engenharia Mecânica
"Os Campeonatos Nacionais Universitários, Fases Finais em Aveiro, têm potencial para ser o melhor da história. Assim como, a organização do Mundial de Corta-mato 2020, que a FADU defenderá juntamente com a AAUAv, poderá vir a ser uma realidade. A nível interno, a Taça UA é uma competição de excelência e contribui, para além da prática desportiva informal, na formação de árbitros a nível nacional." - Presidente da Direção da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro

Através da prática desportiva, a FADU consegue criar convívio e intercâmbio de estudantes das várias instituições de ensino superior, o que favorece outras vertentes complementares à formação enquanto futuro profissional.

"Neste ambiente festivo torna-se notável o desenvolvimento da importância do Desporto na nossa Academia, deixando um agradecimento a todos por fazerem parte deste projeto. Avisando que o futuro continuará a brilhar intensamente caso todas as entidades mantenham uma cooperação permanente e pretendam cada vez mais enraizar o êxito da Associação Académica, da Universidade de Aveiro e das cidades que nos envolvem." - Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Xavier Vieira

Ao longo dos anos, a criação de uma visão para o contexto desportivo tornou-se cada vez mais relevante e primordial. A construção de um percurso de crescimento e valorização da prática desportiva, quer seja no plano competitivo, quer seja no plano recreativo do seio da Academia Aveirense, é uma realidade a ter em conta.

Esforço, sacrifício e coragem!

Estas três palavras são partilhadas por atletas e dirigentes no seu quotidiano e permitem que os resultados gritem o valor da Universidade de Aveiro a nível desportivo.

“De todos os êxitos mencionados,
a responsabilidade não termina por aqui.
Queremos continuar a evoluir!

Sejamos orgulhosamente uma Academia de Campeões!”

Xavier Vieira
Presidente da Direção da AAUAv

Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

Academia de Verão 2018: futuros universitários experienciam a vida académica

Vem viver e trabalhar no campus de uma das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país e participar nos diversos programas científicos que a UA tem para te oferecer.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up