Historial do FITUA

O FITUA é o terceiro festival de tunas mais antigo do país, e um dos mais antigos de toda a Península Ibérica
A sua velhinha história começa no ano de graça de 1989, na altura como uma iniciativa da Associação Académica da Universidade de Aveiro, e com caráter de sarau de tunas não competitivo, realizado no Magnífico Teatro Aveirense, que o acolhe desde o primeiro momento. Esta ficou para a história como a edição N.°0.
O seu sucesso foi enorme, e deu origem ao nascimento de uma nova cultura musical dentro do meio universitário português: as tunas académicas. A prova disso é o nascimento da TUNGA Académica da AAUAv, em 1991, a qual, no ano de 1993, tomou a seu cargo a organização do IV FITUA.
E eis que, em outubro de 1995, surge a T.U.A., fruto da fusão da TUNGA da AAUAv com a Rial Tuna do ISCAA, consequentemente herdando a organização do FITUA em abril de 1996, já na sua VII edição.
Desde as primeiras edições que este certame contou com a presença das melhores tunas portuguesas e da vizinha Espanha, mas foi também neste ano que se deu a evolução de Festival Ibérico de Tunas para Festival Internacional de Tunas, com a participação da Tuna de Segreles de Porto Rico.

No IX FITUA, foi atingida uma grande meta da organização, o lançamento do CD duplo FITUA "Aveiro em Festa", reunindo os melhores temas interpretados pelas tunas participantes nas suas VII e VIII edições, esta última galardoada com o Prémio Académico '97 para a "Melhor Atividade Cultural", atribuído pela AAUAv.

O festival conheceu a sua melhor edição no X FITUA, quando se comemorou o seu décimo aniversário, dando lugar a uma grandiosa festa, dentro e fora do palco, fazendo de Aveiro a capital mundial das tunas, galardoado novamente com o Prémio Académico '99 para a "Melhor Atividade Cultural" da AAUAv, e declarado como "Evento de Relevância Cultural" pela Câmara Municipal de Aveiro.
Acarinhado pelos habitantes da cidade e pela academia, o FITUA é reconhecidamente um dos ex-libris culturais de Aveiro, tanto pela música e pelo espectáculo no Teatro Aveirense, como pela animação, cor e alegria que se fazem sentir nas ruas de Aveiro com a presença das tunas portuguesas, espanholas e sul-americanas.
Desde sempre que a TUA se tem pautado pela arte de bem receber os tunos, júri e convidados, proporcionando-lhes a oportunidade não só de participarem num grande festival de tunas, como também a de desfrutarem de dois dias de festa e das lindas vistas da nossa cidade. Talvez a isso se deve um pouco do sucesso deste festival, pois todos os anos nos deparamos com uma autêntica romaria de tunos e espectadores (principalmente espectadoras) em direção a Aveiro por alturas do FITUA, facto que levou a Região de Turismo Rota da Luz a considerar este certame "Evento de Interesse Turístico Regional" na sua XI edição.
Fica desde já o convite a todos vocês para rumarem a Aveiro por alturas do FITUA, para participarem numa das mais alegres e divertidas festas académicas do país.
ENDA Cascais 2018
ENDA Cascais 2018A Direção da AAUAv esteve presente no fim de semana de 1 e 2 de setembro, no Encontro...
Integra-te’18 – Vamos criar histórias inesquecíveis!
Integra-te'18 - Vamos criar Histórias Inesquecíveis!"E se um aguaceiro forasteiro beija um moliceiro, eu digo primeiro, Bem-vindo a Aveiro!"A Associação...
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up