ÍCARO 3

ÍCARO

Esta prova, realizada desde 1985, tem como objectivos criar oportunidades aos estudantes, no âmbito dos seus estudos, de desenvolverem soluções inovadoras para baixar o consumo de energia, nomeadamente a redução do consumo de combustível em motores térmicos convencionais.
O principal objectivo da equipa - ÍCARO98 - é a promoção da interdisciplinariedade na Universidade de Aveiro, pelo que se envolveram directa e activamente neste projecto os Departamentos de Electrónica e Telecomunicações, Ambiente e Ordenamento e a Secção Autónoma de Engenharia Mecânica e com a colaboração da Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos (ESAD) e do Laboratório de Óptica e Mecânica Experimental do Porto.

A concepção do carro dividiu-se em várias fases. Maquinação dos moldes da carroçaria, recorrendo a tecnologia CAD/CAM, a partir do desenho computorizado 3D do carro. A fase seguinte comportou a preparação dos moldes, nomeadamente ao nível do acabamento superficial dos mesmos.

Seguiu-se a realização dos elementos da carroçaria monobloco, a partir dos moldes preparados; os materiais utilizados foram resinas epóxidas, teci¬do de fibra de carbono bidirecional e espuma PVC.

Paralelamente conceberam-se órgãos mecânicos e estruturais, tais como, roll-bar da direcção, direcção, apoios da roda traseira e motor, sistemas de comando (travagem, aceleração e embraiagem) e sistema de transmissão.

Quanto ao motor, usou-se um Honda 4T de 49 cm3 a gasolina. É de salientar que o motor foi alterado ao nível da caixa de velocidades e ao modo de arranque (acopolamento de um starter eléctrico).

Dedicou-se especial atenção aos acabamentos do carro, tanto a nível exterior como interior, uma vez que um dos objectivos era o prémio de "Design".
O resultado final foi fruto da experimentação de várias soluções.

Para testar o desempenho do carro em estrada, foram realizados testes na pista de atletismo e no circuito envolvente da Universidade de Aveiro.

Foi bom constatar que a nossa Universidade está aberta a novos desafios, nos quais permite e oferece a responsabilização por parte dos seus alunos, provando assim que estes estão aptos para uma integração profissional tendo em conta não só a componente científica mas também toda a faceta humana inerente a um trabalho de equipa.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up