NATO e UA juntos

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) vai financiar um projeto de investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da UA, visando a restauração de áreas mineiras de extração de urânio e de fosfatos, localizadas em SFax, na Tunísia e em Beni-Mellal, em Marrocos. Para isso, este projeto, que deverá ter início este mês (Fevereiro) e tem 2011 como data prevista de conclusão, conta com o apoio de empresas mineiras tunisinas, marroquinas e portuguesas.
O programa envolve ecotoxicologistas, químicos, microbiólogos e fisiologistas vegetais, que serão liderados por Ruth Pereira e que terão que analisar "comunidades bacterianas, resistentes a metais e radionuclídeos, que vivem em simbiose com as raízes de plantas tolerantes a estes contaminantes."

No entanto, a investigação poderá alargar-se para a exploração das interações entre plantas e bactérias zonas mineiras abandonadas, uma vez que o objectivo-chave é a redução da mobilidade dos contaminantes e a toxicidade dos solos. Assim, os investigadores ambicionam repor alguns dos serviços ecológicos fornecidos pelos ecossistemas afeados através da reflorestação das zonas mineiras.

De ressalvar que este projeto prevê a formação intensiva de jovens investigadores, o que possibilita o acesso e intercâmbio de conhecimentos dos países participantes, promovendo simultaneamente o reforço das relações entre os países da NATO e os países do «Diálogo Mediterrâneo».
Este ano a UA estende a oferta de Cursos de Especialização Tecnológica, uma das vertentes das Novas Oportunidades.
A Escola Superior Aveiro Norte (ESAN), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA) levam às várias localidades do distrito aveirense oportunidades de formação e ensino às pessoas com mais de 23 anos e com o 12° ano completo ou quase.

A maioria dos 27 Cursos de Especialização Tecnológica é ministrada em horário pós-laboral, com início para o próximo dia,2 de Março e prolongam-se por um período de um ano (1500 horas de formação). A frequência do curso tem um custo de 517 euros, que podem ser pagos até seis prestações.
As candidaturas devem ser entregues via Internet, entre 26 de Janeiro e 12 de Fevereiro, ou nas próprias escolas. As matrículas realizam-se entre 20 e 27 de Fevereiro.

Nato e Ua juntos
Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up