Nota minima como é que ficamos

Nota mínima: como é que ficamos?

Depois dos exames feitos e finalizado que está o primeiro semestre sob os auspícios do novo Regulamento de Estudos e Licenciatura, chegou a altura de fazer um pequeno balanço...
De um ponto de vista global, não podemos deixar de dar os parabéns a alguns professores (poucos!) que tiveram o cuidado em entregar um exame modelo a meio do semestre; aos professores (muito poucos!) que contemplaram provas alternativas para alunos reprovados com mais de oito valores ou aos professores que pura e simplesmente, apesar do elevado número de inscritos, não utilizaram notas mínimas.
A AAUAv tem conhecimento oficial de 42 cadeiras onde foi aplicada a nota de 5 valores (dizemos conhecimento

oficial pois existiram cadeiras onde tal possibilidade foi utilizada, sem o cumprimento dos tramites legais). Destas 42,

existem 15 com menos de 100 alunos inscritos, chegando-se ao cúmulo de duas destas cadeiras terem apenas 9 e 13 alunos inscritos! Esta situação é incomportável!

Uma das principais argumentações para a imposição de nota mínima foi que existiam cadeiras nas quais a

logística necessária à execução e correcção de um exame era de tal forma complexa que a qualidade de

correcção estava comprometida, se não houvesse uma responsabilização dos alunos de maneira a realizarem o

exame quando se sentissem realmente preparados. Paralelamente era assegurada a equivalência em termos de

dificuldade das duas provas (exame final e recorrência) de maneira a que o aluno não fosse prejudicado

quando optasse por uma das duas.

Mas o que é que vemos?

- Vemos professores a afirmarem que a recorrência será muito mais difícil!

- Vemos notas mínimas em exames subjectivos de 3 perguntas apenas!

- Vemos os professores a mudarem regras de avaliação a meio do semestre!

- Vemos professores a imporem uma nota mínima no dia do exame!

Haja bom senso!

Por nossa parte, bom senso, de modo a evitar as idas a exame "para ver se dá..." ou para responder a uma alínea só para o professor ter o trabalho de a corrigir.

Por parte deles, bom senso, de modo acatarem as recomendações existentes e não utilizarem as regras apenas para

benefício próprio (é bom demorar apenas 2 horas a corrigir todos os exames, não é tão bom que apenas 5% dos alunos

passem a essa prova.)

O teste ao novo R.E.L. foi feito este semestre, cabe a cada um de nós fazer entender que as soluções mais

imediatas podem não ser as melhores. Cabe-nos a nós sensibilizar para que as cadeiras com nota mínima este 2º

semestre não sejam 150 em vez de 42...

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