Núcleos em destaque - Rádio

O ano de 1997 foi marcado pela estreia do primeiro projeto de rádio na Associação Académica, com o programa "Rádio Academia", emitido diariamente na rádio Moliceiro. Foi assim que se deu o início da implementação do Núcleo de Rádio
Tendo o objetivo de informar os estudantes acerca da Universidade e da Cidade, o Núcleo de Rádio foi desde sempre a ponte de divulgação dos eventos para os ouvintes de rádio.
De entre as principais coberturas radiofónicas, destacam-se o projeto "Kayak-Polo 98", Semanas Académicas e FITUA (Festival Internacional de Tunas de Aveiro), entre os demais eventos. O Núcleo de Rádio foi também protagonista no espetáculo "Insonorizações", co-produzido com o GrETUA (Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro) e ainda de um curso de rádio no ano de 1998.
Em 1999, o corpo administrativo é totalmente reestruturado, tendo-se no entanto mantido os princípios que sempre guiaram o núcleo. Ao criar um novo programa, de nome "Frequência Académica", totalmente produzido no estúdio do núcleo e posteriormente difundido na rádio "Estação Diária", com a periodicidade de duas horas semanais, o Núcleo de Rádio deu início ao que podemos chamar uma segunda fase na sua existência.
A 1 de abril do corrente ano, iniciou um projeto de rádio, em parceria com a rádio "Aveiro FM", para o programa "Cidade Universitária", que já existe há cerca de um ano, mas que não tinha até à data a participação do Núcleo de Rádio. Agora, nesta co-produção, o Núcleo de Rádio informa e comunica com os estudantes e com toda a cidade que nos acolhe de segunda a quinta-feira, das 20 às 23 horas, em 96.5 FM. No painel de programação temos um tema diferente por dia, dos quais se fazem debates e se difundem informações.

À segunda-feira, a cultura está em cena, podendo os ouvintes ficar a par dos principais acontecimentos culturais ocorridos e por ocorrer. As opiniões são colocadas em cima da mesa, gerando-se um bom fluxo de informação com várias perspetivas.

Às terças-feiras, dá-se lugar ao desporto, onde o objetivo é divulgar os acontecimentos desportivos da Universidade e da Cidade de Aveiro, além de abordar assuntos de âmbito mais alargado, como as competições mundiais, campeonatos nacionais e outros. Pretende-se ainda nesta temática estimular os ouvintes para a prática desportiva, assim como sensibilizá-los para questões relacionadas com a saúde. As reportagens e as várias informações sobre as atividades, tais como os destaques regulares às ACDs (Atividades Culturais e Desportivas) promovidas pela Associação Académica, são assuntos que preenchem as noites de terça-feira.

Às quartas-feiras, aborda-se o tema da Cidade, cujo painel informativo está dividido em duas partes. Na primeira parte, relevam-se os principais acontecimentos que tiveram lugar na nossa "Veneza de Portugal" e descobrem-se algumas curiosidades citadinas. Na segunda parte, procede-se ao desenvolvimento de um tema de destaque, sendo este ilustrado por reportagens e enriquecido por entrevistas em direto. Até à data, já foram abordados temas como a "Praça do Peixe - Vida Noturna/Diurna" e "Fernando Pessa - o nosso Cagaréu". Para breve estão agendados temas como Gastronomia, Turismo, Personalidades e muitos mais... Não percam!

Nas noites de quinta, o espaço de antena dá lugar à Associação e Universidade. As atividades mais importantes da semana são aqui tratadas com seriedade e isenção, sem que no entanto deixe de ser um espaço lúdico, agradável e jovem. Nas entrevistas já emitidas contámos com o presidente da Associação e com o coordenador da Magna Tuna Cartola. Em breve, esperamos que muitas mais pessoas entrem nos debates da "Cidade Universitária", para que os conteúdos sejam progressivamente mais enriquecedores.
O Núcleo de Rádio pretende divulgar com rigor as manifestações mais significativas do dia-a-dia da nossa Universidade, da nossa Cidade e da nossa região. Sendo nós parte integrante de uma academia universitária, propomo-nos também fazer a cobertura de todas as manifestações relacionadas com a Universidade de Aveiro no seu todo.
Já no final deste mês, durante a "Semana do Enterro 2002", estaremos a fazer emissões em direto do recinto de espectáculos, local onde teremos também um estúdio improvisado e um acolhedor bar. Ainda durante esta semana vamos estar igualmente a organizar vários eventos na Tenda Alternativa. Estão todos convidados para aparecer!
Se gostas de estar informado sobre tudo o que se passa à tua volta, sintoniza 96.5FM das 20 às 23 horas! Deste modo, habilitas-te a ser um potencial vencedor dos inúmeros passatempos que vão decorrer durante as próximas semanas. Antes de nos despedirmos, fica também o convite para nos visitares online em http://radioaauav.no.sapo.pt. Ajuda-nos a tornar o nosso "Cidade Universitária" no teu próprio espaço de entretenimento cultural e musical participando com a tua opinião para radioaauav@sapo.pt.
Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up