Núcleos em destaque - Rádio

O ano de 1997 foi marcado pela estreia do primeiro projeto de rádio na Associação Académica, com o programa "Rádio Academia", emitido diariamente na rádio Moliceiro. Foi assim que se deu o início da implementação do Núcleo de Rádio
Tendo o objetivo de informar os estudantes acerca da Universidade e da Cidade, o Núcleo de Rádio foi desde sempre a ponte de divulgação dos eventos para os ouvintes de rádio.
De entre as principais coberturas radiofónicas, destacam-se o projeto "Kayak-Polo 98", Semanas Académicas e FITUA (Festival Internacional de Tunas de Aveiro), entre os demais eventos. O Núcleo de Rádio foi também protagonista no espetáculo "Insonorizações", co-produzido com o GrETUA (Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro) e ainda de um curso de rádio no ano de 1998.
Em 1999, o corpo administrativo é totalmente reestruturado, tendo-se no entanto mantido os princípios que sempre guiaram o núcleo. Ao criar um novo programa, de nome "Frequência Académica", totalmente produzido no estúdio do núcleo e posteriormente difundido na rádio "Estação Diária", com a periodicidade de duas horas semanais, o Núcleo de Rádio deu início ao que podemos chamar uma segunda fase na sua existência.
A 1 de abril do corrente ano, iniciou um projeto de rádio, em parceria com a rádio "Aveiro FM", para o programa "Cidade Universitária", que já existe há cerca de um ano, mas que não tinha até à data a participação do Núcleo de Rádio. Agora, nesta co-produção, o Núcleo de Rádio informa e comunica com os estudantes e com toda a cidade que nos acolhe de segunda a quinta-feira, das 20 às 23 horas, em 96.5 FM. No painel de programação temos um tema diferente por dia, dos quais se fazem debates e se difundem informações.

À segunda-feira, a cultura está em cena, podendo os ouvintes ficar a par dos principais acontecimentos culturais ocorridos e por ocorrer. As opiniões são colocadas em cima da mesa, gerando-se um bom fluxo de informação com várias perspetivas.

Às terças-feiras, dá-se lugar ao desporto, onde o objetivo é divulgar os acontecimentos desportivos da Universidade e da Cidade de Aveiro, além de abordar assuntos de âmbito mais alargado, como as competições mundiais, campeonatos nacionais e outros. Pretende-se ainda nesta temática estimular os ouvintes para a prática desportiva, assim como sensibilizá-los para questões relacionadas com a saúde. As reportagens e as várias informações sobre as atividades, tais como os destaques regulares às ACDs (Atividades Culturais e Desportivas) promovidas pela Associação Académica, são assuntos que preenchem as noites de terça-feira.

Às quartas-feiras, aborda-se o tema da Cidade, cujo painel informativo está dividido em duas partes. Na primeira parte, relevam-se os principais acontecimentos que tiveram lugar na nossa "Veneza de Portugal" e descobrem-se algumas curiosidades citadinas. Na segunda parte, procede-se ao desenvolvimento de um tema de destaque, sendo este ilustrado por reportagens e enriquecido por entrevistas em direto. Até à data, já foram abordados temas como a "Praça do Peixe - Vida Noturna/Diurna" e "Fernando Pessa - o nosso Cagaréu". Para breve estão agendados temas como Gastronomia, Turismo, Personalidades e muitos mais... Não percam!

Nas noites de quinta, o espaço de antena dá lugar à Associação e Universidade. As atividades mais importantes da semana são aqui tratadas com seriedade e isenção, sem que no entanto deixe de ser um espaço lúdico, agradável e jovem. Nas entrevistas já emitidas contámos com o presidente da Associação e com o coordenador da Magna Tuna Cartola. Em breve, esperamos que muitas mais pessoas entrem nos debates da "Cidade Universitária", para que os conteúdos sejam progressivamente mais enriquecedores.
O Núcleo de Rádio pretende divulgar com rigor as manifestações mais significativas do dia-a-dia da nossa Universidade, da nossa Cidade e da nossa região. Sendo nós parte integrante de uma academia universitária, propomo-nos também fazer a cobertura de todas as manifestações relacionadas com a Universidade de Aveiro no seu todo.
Já no final deste mês, durante a "Semana do Enterro 2002", estaremos a fazer emissões em direto do recinto de espectáculos, local onde teremos também um estúdio improvisado e um acolhedor bar. Ainda durante esta semana vamos estar igualmente a organizar vários eventos na Tenda Alternativa. Estão todos convidados para aparecer!
Se gostas de estar informado sobre tudo o que se passa à tua volta, sintoniza 96.5FM das 20 às 23 horas! Deste modo, habilitas-te a ser um potencial vencedor dos inúmeros passatempos que vão decorrer durante as próximas semanas. Antes de nos despedirmos, fica também o convite para nos visitares online em http://radioaauav.no.sapo.pt. Ajuda-nos a tornar o nosso "Cidade Universitária" no teu próprio espaço de entretenimento cultural e musical participando com a tua opinião para radioaauav@sapo.pt.
footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up