O que é um Bar Social?

Os bares sociais da UA apresentam preçários altos, comparando-os com algumas pastelarias e cafés da cidade de Aveiro.
Bar Social

Como resultado deste estudo, constata-se que alguns aspetos poderão ser melhorados, no sentido de contribuir para que alguns dos objetivos da Ação Social Escolar sejam cumpridos.

O conceito "social" diz respeito aos problemas relativos à organização e à satisfação das necessidades dos indivíduos em sociedade.

O que se pretende num bar social de uma escola é facultar o acesso a produtos a um baixo preço de custo, permitindo, desta maneira, que a alimentação nestes bares seja mais barata e acessível, de modo a que os estudantes tenham algo aproximado a uma Educação Financeiramente comportável.

O Setor da Ação Social Escolar da Associação Académica fez o levantamento dos preçários dos bares sociais da Universidade de Aveiro na semana de 21 a 29 de maio. Esta iniciativa teve o objetivo base de averiguar se tais preços praticados por estes bares seriam realmente 'sociais', elaborando-se para tal um estudo comparativo entre os bares da UA e algumas pastelarias e cafés da cidade de Aveiro, e até de outras cidades.
Concluiu-se então que existe alguma disparidade entre os preços de cada bar, que deveriam obedecer a um preçário base definido pelos SASUA, no que respeita a produtos de necessidade. Observa-se também que de alguma forma existem produtos, tais corno sandes compostas, sumos néctar, fruta e outros, que deveriam ser mais acessíveis, uma vez que os estudantes recorrem tantas vezes a eles no intento de conseguirem almoçar em tempo útil.
É claro que acaba por ser uma opção pouco saudável, quer para o estudante, quer para o seu próprio bolso, uma vez que o nível nutricional de uma refeição da cantina é muito superior ao de um almoço deste tipo (sandes composta, néctar e peça de fruta) e cujo custo ronda em média cerca de 500$.

Se, por outro lado a escolha for um lanche, com um galão e um croissant, o preço médio desta pequena refeição rondará entre 170$ e 230$, o que ao fim de 20 dias (mês) representa um gasto entre 3400$ e 4600$, o que no orçamento mensal de um estudante é significativo.

No que respeita a comparações com outros bares sociais noutras cidades, concluímos, por exemplo, que nas "Cantinas Amarelas" em Coimbra, os preços de alguns produtos são bastante mais acessíveis do que os mesmos nos bares da UA. Seria certamente absurdo fazer esta comparação com bares de escolas secundárias, mas poderia ser útil para melhor perceber o conceito de bar social enquanto um serviço onde os preços dos produtos considerados de necessidade têm uma componente menos lucrativa.
Desta maneira, torna-se nosso desejo ver esta questão ser abordada pelos SASUA, em conjunto com o setor da ASE da Associação Académica, no sentido de apurar o melhor caminho para a resolução conjunta desta situação.
Dia Aberto ás Universidades
Dia Aberto às UniversidadesA Fundação Calouste Gulbenkian está de volta com mais um Dia Aberto às Universidades e claro a...
Stand Up Comedy – Fernando Rocha
Stand Up Comedy - Fernando RochaO Núcleo de Estudantes de Administração Pública, no dia 16 de Outubro de 2018 irá...
Sport Challenge
Sport ChallengeE se um único evento conjugar desporto, solidariedade e networking? É verdade, o SportChallenge está de regresso à Universidade...
AAUAv no CERCIAG em movimento

Núcleo de Judo da Universidade de Aveiro esteve a promover a modalidade de Judo no evento que decorreu em Águeda nos dias 21 e 22 de Setembro

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up