OPJovem2018

Orçamento Participativo Jovem Portugal

O Orçamento Participativo Jovem visa contribuir para uma melhor democracia através do reforço das formas de participação pública de jovens. Podem participar cidadãos nacionais e cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal.
A apresentação de propostas decorre entre 28 de maio e 29 de julho em opjovem.gov.pt ou nos serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude.
A primeira fase do Orçamento Participativo Jovem Portugal iniciou-se no dia 28 de maio. A iniciativa, pioneira a nível mundial, desafia cidadãos entre os 14 e os 30 anos a apresentar e decidir projetos de investimento público, no valor total de 500 mil euros.
O Orçamento Participativo Jovem visa contribuir para uma melhor democracia através do reforço das formas de participação pública de jovens. Podem participar cidadãos nacionais e cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal.
As áreas temáticas nas quais se podem apresentar propostas são: Desporto inclusivo; Diálogo intergeracional; Inovação cultural e Sustentabilidade ambiental.
As propostas devem:
● beneficiar mais do que um município em todo o território nacional;

● ser tecnicamente exequíveis;

não configurar pedidos de apoio ou prestação de serviços;

não implicar a construção de infraestruturas;

não contrariar políticas públicas planeadas ou em curso;

não ultrapassar o montante de 100 mil euros.

A apresentação de propostas decorre entre 28 de maio e 29 de julho em opjovem.gov.pt ou nos serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude. Durante esse período decorrem, em todo o território nacional, encontros nos quais é fomentado o debate entre jovens. Entre 1 de outubro e 16 de dezembro ocorre a votação das propostas via SMS ou através do site opjovem.gov.pt. Os resultados são conhecidos até ao dia 31 de dezembro.
Em 2017, com a implementação da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem, Portugal tornou-se primeiro país, em todo o mundo, a implementar este processo no plano jovem em todo o território nacional. Foram submetidas mais de 4 centenas de propostas e votaram quase 10 mil cidadãos jovens o que demonstra que este processo constitui um relevante contributo para o aumento da literacia democrática e incrementa os processos deliberativos dos cidadãos jovens contribuindo para que estes sejam vistos como parte fundamental da sociedade, apoiando o aprofundamento das suas competências de cidadania.
Fórum de Ensino e Aprendizagem@UA / Teaching & Learning Forum@UA

Clica para mais informações.

Made in DeCA ‘19

No dia 22 de maio (quarta-feira), pelas 21h30, realiza-se no Teatro Aveirense mais uma edição do Made in DeCA –…

Jornadas do Desporto | NEAP-AAUAv

Nos dias 22 e 23 de maio, o Núcleo de Estudantes de Administração Pública da Associação de Estudantes da Universidade…

1º BTT Urbano UA/Somamaratonas | Evento Solidário

A Universidade de Aveiro promove o 1º BTT Urbano UA/Somamaratonas – Evento Solidário, em parceria com o Somamaratonas – Clube…

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up