PARABÉNS UNIVERSIDADE DE AVEIRO!

A Universidade de Aveiro celebrou ontem, 15 de Dezembro, o seu 44º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, na atribuição do título de Doutora Honoris Causa a Olga Roriz, renomada bailarina e coreógrafa portuguesa, e ainda com a entrega de prémios aos vários alunos das várias licenciaturas e mestrados integrados da UA que terminaram o seu percurso com resultados excelentes.
O relógio marcava as 11h da manhã quando o Presidente da República chegou à Reitoria da Universidade, justificando assim todo o burburinho e aparato que se vivia ontem de manhã na UA. Chegou sorridente e logo foi para o meio de um grupo de crianças que o esperavam nas escadas do átrio da Reitoria. A seu lado estava o Magnífico Reitor da Universidade de Aveiro, o Professor Doutor Manuel de Assunção, que o acompanhou durante todo o percurso.
Após algumas interações no átrio, o Presidente da República e o Senhor Reitor entraram no Grande Auditório da Reitoria, ao som de um coro, num percurso ladeado por vários Professores Doutorados da UA, seguindo-se depois um cortejo dos restantes Professores Doutorados.
Durante a cerimónia, o Senhor Reitor enfatizou o facto de 2017 ter sido um ano de vitórias nas frentes de investigação e cooperação, assim como explicou o porquê de o slogan da Universidade ter sido atualizado para “Um campus que sente”: “Razão, dimensão social, emoção são facetas indispensáveis na vida de cada indivíduo. Por isso, decidimos que o 44.° aniversário enfatizasse essa componente da emoção; e daí advém o mote para um Campus que Sente que é o pano de fundo desta sessão comemorativa.”.
Já Olga Roriz, Doutora Honoris Causa, agradeceu a todos os que acompanharam ao longo do seu percurso, assim como referiu a responsabilidade futura do seu trabalho após a distinção: “Assim, espero não dececionar esta Universidade com o meu desempenho futuro”.
Quem também teve a palavra foi Xavier Vieira, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Xavier salientou a participação ativa da UA na construção de um futuro para Portugal, não esquecendo aqueles que todos os dias trabalham para fazer da UA uma instituição de destaque: “A concretização de uma missão nobre como esta, apenas é possível, através da dedicação de todos: estudantes, docentes, investigadores, pessoal técnico, administrativo e de gestão, e das empresas que acreditam no desafio que a UA coloca todos os dias na transmissão de conhecimento.
Os estudantes são a génese de qualquer Instituição de Ensino Superior e nós unimo- nos há 39 anos, para juntos construirmos uma Universidade de referência através da Associação Académica.” Alertou ainda para a efemeridade deste êxito caso as lideranças futuras continuem a assitir “sistematicamente aos erros do passado”, referindo que o Relatório ““Estado da Educação 2016” permite constatar que estamos perante o valor mais baixo desde 2012.
E esta visão representa políticas que poderão originar um desequilíbrio no desenvolvimento de Portugal a médio-longo prazo.”.
Lembra que o Ensino Superior não é apenas um formador de profissionais, mas também de cidadãos, pelo que o constante desinvestimento na educação tem de terminar, sob o risco de “perdermos a capacidade de discutir Portugal”. Termina com uma posição de irreverência, pedindo que se corram riscos que levem a UA o mais longe possivel de forma a que “queiramos afirmar a UA como a melhor do país, queiramos afirmar a UA como um campus que sente”.
O Presidente da República deixou também algumas palavras que caraterizam de forma perfeita a nossa jovem mais sábia universidade: “Magnífica idade, porque já se sabe praticamente tudo, tem-se experiência, mas é-se jovem. E é o que acontece com esta universidade, tem experiência, tem obra, tem relações internacionais, tem ligação ao tecido empresarial, tem renovação em termos geracionais, tem uma forma de organização e de funcionamento e um estilo diferente de todas as outras, mas ao mesmo tempo com essa experiência não envelheceu. E porque não envelheceu, estes 44 anos prometem mais 44, mais 44, mais 44. Muitos parabéns, muito obrigado por aquilo que têm feito por Portugal.”
Parabéns Universidade de Aveiro!
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up