Paulo Jorge Ferreira, toma posse como Reitor: "Os estudantes são a razão de ser das Universidades."

Paulo Jorge Ferreira, ex-diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, tornou-se Reitor da Universidade de Aveiro. A Cerimónia de Tomada de Posse decorreu esta terça-feira, 8 de maio, às 15h30, no auditório da Reitoria.
A intervenção do Presidente do Conselho Geral, Eduardo Marçal Grilo, deu início à Cerimónia de Tomada de Posse, tendo esta prosseguido com o ato de tomada de posse do Reitor e da restante equipa Reitoral.
Integram a equipa reitoral, na qualidade de Vice-reitores, os Professores Artur Silva (Investigação, inovação e formação de terceiro ciclo), Jorge Adelino Costa (Ensino e formação), Luís Filipe Castro (Qualidade, comunicação, eficácia e eficiência), Eduardo Castro (Cooperação Universidade-Sociedade) e Alexandra Queirós (Vida nos campi e bem-estar).
O grupo de Pró-reitores vai ser constituído pelos docentes João Coutinho (Internacionalização da Escola Doutoral da UA), Sandra Soares (Inovação curricular e internacionalização da formação dos primeiros e segundos ciclos), Filipe Teles (Cooperação interinstitucional nos domínios do desenvolvimento regional e da política de cidades), Manuel Senos Matias (Desporto), Ana Velosa (Sustentabilidade dos campi), José Vieira (Sistemas de informação) e Augusta Ferreira (Planeamento estratégico).
Após ser empossado como Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira destacou algumas das suas ideias e assumiu também alguns compromissos, "com as pessoas, com toda a comunidade da UA", considerado o eixo principal do programa de ação.
A ambição da nova equipa reitoral, eleita em março passa por "criar um ambiente mobilizador, propício à criatividade, à inovação, que valorize e motive as pessoas e aprofunde o sentimento de comunidade" para criar "a universidade das pessoas".
O sucessor de Manuel Assunção, ex-reitor, apontou como outro dos desafios principais do mandato de quatro anos "o eixo da interdisciplinaridade".
É nesse sentido que pretende colocar o rumo da instituição fundada há quase 45 anos. "A investigação dispensa apresentação, no ensino fomos pioneiros a introduzir diversas áreas, a cooperação com região faz parte das nossas preocupações desde início, os diplomados têm das mais baixas taxas de desemprego, mas não podemos olhar só para o presente, a UA tem de estar voltada para o futuro que é interdisciplinar", afirmou.
Para o ex-diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática numa "era da integração de saberes, esta aposta histórica" de Aveiro "converteu-se numa vantagem para as vertentes da sua missão, de investigação, ensino ou cooperação". Uma via a aprofundar. "Exploremos esta vantagem para ganhar o futuro, façamos da Universidade de Aveiro a universidade interdisciplinar", incentivou.
Xavier Vieira, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, pronunciou-se salientando que "A Academia Aveirense é caracterizada pela inovação constante e naturalmente reinventa-se todos os dias. As pessoas nas instituições são a memória, o que lhes permite a continuidade na construção de um futuro. Garantindo o progresso como prioridade. Congratulamos o Prof. Dr. Paulo Jorge Ferreira e a sua equipa, afirmando que estamos plenamente conscientes dos desafios que se avizinham e a comunidade estudantil está pronta para dar resposta!"
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up