Paulo Jorge Ferreira, toma posse como Reitor: "Os estudantes são a razão de ser das Universidades."

Paulo Jorge Ferreira, ex-diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, tornou-se Reitor da Universidade de Aveiro. A Cerimónia de Tomada de Posse decorreu esta terça-feira, 8 de maio, às 15h30, no auditório da Reitoria.
A intervenção do Presidente do Conselho Geral, Eduardo Marçal Grilo, deu início à Cerimónia de Tomada de Posse, tendo esta prosseguido com o ato de tomada de posse do Reitor e da restante equipa Reitoral.
Integram a equipa reitoral, na qualidade de Vice-reitores, os Professores Artur Silva (Investigação, inovação e formação de terceiro ciclo), Jorge Adelino Costa (Ensino e formação), Luís Filipe Castro (Qualidade, comunicação, eficácia e eficiência), Eduardo Castro (Cooperação Universidade-Sociedade) e Alexandra Queirós (Vida nos campi e bem-estar).
O grupo de Pró-reitores vai ser constituído pelos docentes João Coutinho (Internacionalização da Escola Doutoral da UA), Sandra Soares (Inovação curricular e internacionalização da formação dos primeiros e segundos ciclos), Filipe Teles (Cooperação interinstitucional nos domínios do desenvolvimento regional e da política de cidades), Manuel Senos Matias (Desporto), Ana Velosa (Sustentabilidade dos campi), José Vieira (Sistemas de informação) e Augusta Ferreira (Planeamento estratégico).
Após ser empossado como Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira destacou algumas das suas ideias e assumiu também alguns compromissos, "com as pessoas, com toda a comunidade da UA", considerado o eixo principal do programa de ação.
A ambição da nova equipa reitoral, eleita em março passa por "criar um ambiente mobilizador, propício à criatividade, à inovação, que valorize e motive as pessoas e aprofunde o sentimento de comunidade" para criar "a universidade das pessoas".
O sucessor de Manuel Assunção, ex-reitor, apontou como outro dos desafios principais do mandato de quatro anos "o eixo da interdisciplinaridade".
É nesse sentido que pretende colocar o rumo da instituição fundada há quase 45 anos. "A investigação dispensa apresentação, no ensino fomos pioneiros a introduzir diversas áreas, a cooperação com região faz parte das nossas preocupações desde início, os diplomados têm das mais baixas taxas de desemprego, mas não podemos olhar só para o presente, a UA tem de estar voltada para o futuro que é interdisciplinar", afirmou.
Para o ex-diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática numa "era da integração de saberes, esta aposta histórica" de Aveiro "converteu-se numa vantagem para as vertentes da sua missão, de investigação, ensino ou cooperação". Uma via a aprofundar. "Exploremos esta vantagem para ganhar o futuro, façamos da Universidade de Aveiro a universidade interdisciplinar", incentivou.
Xavier Vieira, Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, pronunciou-se salientando que "A Academia Aveirense é caracterizada pela inovação constante e naturalmente reinventa-se todos os dias. As pessoas nas instituições são a memória, o que lhes permite a continuidade na construção de um futuro. Garantindo o progresso como prioridade. Congratulamos o Prof. Dr. Paulo Jorge Ferreira e a sua equipa, afirmando que estamos plenamente conscientes dos desafios que se avizinham e a comunidade estudantil está pronta para dar resposta!"
Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up