10980191_822493144491225_5897706365289263076_o

"Plantar o Futuro” é o único finalista da região de Aveiro no "Prémio de Voluntariado Universitário

O projeto visa educar os alunos universitários para a importância das florestas autóctone e dar-lhes um papel fundamental na sua recuperação.
Este ano, o Santander Totta lançou a 2ª Edição do "Prémio Voluntariado Universitário" (http://pvu.ajudamos.pt/). Esta iniciativa visa distinguir projetos de solidariedade da iniciativa de estudantes universitários com benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento das suas competências pessoais. Foram recentemente divulgados os 10 finalistas desta 2ª edição, de um total de 50 candidaturas. De entre esses 10 projetos encontra-se o "Plantar o Futuro". Este é, simultaneamente, o único projeto finalista do Distrito de Aveiro e o único na área do Ambiente e Sustentabilidade.
O ano de 2017 fica marcado por arrasadoras ondas de incêndios que, de norte a sul, tomaram de assalto o nosso país e destruíram desenfreadamente aquilo que encontraram no seu caminho. No entanto, na nossa memória não tão antiga, estão ainda outros tantos anos marcados pelas chamas. Este é um problema recorrente e da responsabilidade de todos. Relatório após relatório afirma que a maior força contra estas catástrofes continua a encontrar-se na sua prevenção. Após cada tragédia, a população exige que medidas sejam tomadas, impõe explicações e mudanças. Assim, este projeto surge da necessidade de não esperar por mudanças mas por as fazer acontecer.
O "Plantar o Futuro" é uma expansão do Projeto "Biologia a Plantar o Futuro" (fb.com/biologiaaplantarofuturo) organizado pelos estudantes do Departamento de Biologia, que, este ano, segue para a sua 4ª edição. Através desta iniciativa têm sido entregues aos alunos de 1º Ano da Licenciatura em Biologia, no início do ano letivo, árvores autóctones. Os alunos apadrinham as plantas e ficam responsáveis por tratar destas até meados de dezembro. Nesta altura os alunos levam as árvores para serem transplantadas para uma zona que esteja a necessitar de ser intervencionada. A par das ações de plantação têm sido feitas ações de eliminação de espécies invasoras. Esta tem sido uma colaboração entre a Comissão de Faina de Biologia, a Associação BioLiving, o Departamento de Biologia, o Núcleo de Estudantes de Biologia e, este ano, a Associação Agora Aveiro.
Têm também sido parceiros as entidades representantes das áreas intervencionadas: Mata do Buçaco, Município de Albergaria a Velha e, este ano, Município de Lousada. Através desta iniciativa foram plantadas perto de mil árvores, entre carvalhos, azinheiras e sobreiros, nas matas e florestas de Aveiro e arredores.
O "Plantar o Futuro" é um projeto lançado pela Associação Agora Aveiro, uma associação de jovens constituída, maioritariamente, por estudantes da Universidade de Aveiro. Uma associação que proporciona as condições para que os jovens possam concretizar as suas ideias, contribuir para a sociedade e para transformar o que os rodeia. 2018 reserva ainda uma parceria mais acentuada com o Núcleo de Estudantes de Biologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro e com a Associação BioLiving para que juntos consigam alcançar e incentivar mais jovens universitários a participar em ações de voluntariado. Junta-se a nós a “Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza”, associação ambiental de representação nacional.
O Projeto concorre para um dos vencedores das principais categorias - Projeto, Comunidade, e Ideias, em que são premiados, respetivamente, o tipo de problemas sociais visado, o grau de intervenção da comunidade e o caráter inovador da ideia. A divulgação dos resultados será feita no próximo dia 5 de dezembro, por ocasião do Dia Internacional do Voluntariado, no Grande Auditório do Centro Santander Totta.
Com o "Plantar o Futuro", a realizar-se em 2018, pretende-se expandir o projeto a outras universidades. A ideia passa por replicar a ação noutras cidades, alcançado mais jovens e aumentando a área intervencionada. Mais do que o simples ato de plantar uma árvore, fica o sentimento de dever cumprido, de responsabilidade social e ambiental. Um conceito simples mas que deixa nos jovens uma semente para fazer algo mais pelo ambiente.
Campus Solidário – Universidade de Aveiro

Clica para ler o artigo completo!

Resultados Eleições Órgãos Sociais AAUAv

Acompanha em tempo real todos os resultados das eleições para os Órgãos Sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro.

Plantar o Futuro – A Tua Árvore

Clica para ler o artigo completo!

Orçamento Participativo Jovem Portugal

Clica para saber mais.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up