Tu precisas de um Clássico

Para alguns, só se atinge a maioridade ao acabar a Universidade. Para alguns é casar e ter filhos. Cada um com as suas metas. Para mim, um desses objetivos foi comprar um carro, mas não um qualquer.

Olá. Sou o Joel e estudei Design na Universidade de Aveiro entre 2008 e 2013. Não me considero de todo um blogger, não sou patrocinado por uma marca de óculos de sol e falta-me o estilo para usar #lifestyle nos meus conteúdos. Contudo, não nego a vontade enorme que tenho de escrever sobre as coisas que gosto e que acredito serem úteis ao meu público imaginário.


Quantos de vós querem esconder do mundo como é a vida miserável de estudante?
Dos pratos de massa com atum, das diretas a trabalhar, das ressacas e do vosso quarto irremediavelmente desarrumado? Bem, eu não. Nem eu, nem os meus dois colegas de casa. (Emdirectodoquartodireito.blogspot.com) Apesar de já ninguém usar o Blogger da Google, ainda está lá (quase) tudo, incluindo toda a matéria embaraçosa que na altura fez todo o sentido escrever.
Antes de acabar o mestrado em Design (na verdade não o acabei, mas por bom motivo), ainda me juntei a estes mesmos colegas de casa para desenhar a imagem da AAUAv que vês hoje. O bom motivo para saltar do mestrado, para além da falta de vontade, foi o convite irrecusável de ser cofundador da startup mais preguiçosa de Portugal, a FHOLD, incubada na IEUA – Incubadora de Empresas de Universidade de Aveiro, parceira da Associação Académica. Parceria que nos levou a entregar em 2014 e 2015 umas bases em cartão para PC portátil bem giras a todos os novos alunos da UA. Isso, e empurrar um carrinho de compras no Shark Tank Portugal. Se mete rodas, às tantas isto ainda vai para o blog.

O meu segundo blog teria um tema bem diferente, e que tal como o primeiro o fazia na altura, reflete algo muito atual da minha vida. Para alguns, só se atinge a maioridade ao acabar a Universidade. Para outros, é quando passas a tratar do IRS. Para alguns é casar e ter filhos. Para alguns ser adulto é saber estrelar um ovo sem sujar (muito) a cozinha. Cada um com as suas metas. Para mim, um desses objetivos foi comprar um carro, mas não um qualquer.

O grande percursor para a minha mudança de ideias foi o meu novo emprego, que deixou de estar a 10 min. a pé para estar a uns graciosos 45 min. de casa. Graças ao fantástico clima e serviço de transportes públicos da cidade de Aveiro, passado umas semanas de longas caminhadas até ao trabalho (sorte que em Aveiro não chove!), comecei a achar que os meus pais teriam razão (têm sempre) e talvez precisasse mesmo de um carro, rapidamente.
Sempre fui contra a expressão “clássico é carro de fim-de-semana”. Sempre quis provar que qualquer pessoa, jovem, inexperiente e com pouco dinheiro, pode ter um clássico como carro diário. O blog tuprecisasdeumclassico.com foi a forma que encontrei de perceber ao longo dos próximos tempos, o quão certo ou errado estarei. O meu primeiro carro, e por sua vez estreante do blog foi um Toyota Starlet ep70 XL de 1988.

No blog registei tudo o que já fiz com o carro, e agora que volto atrás, não foi pouco: participei nos meus primeiros encontros de clássicos, criei o blog tuprecisasdeumclassico.com (a razão deste texto para a Matriz), aprendi (alguma coisa) sobre detalhe automóvel e (muito pouco) sobre mecânica.

Acredito que nunca foi tão boa altura para se ser blogger. A indústria dos media há muito que deixou de ser dominada por meia dúzia de gatekeepers (os tubarões). As grandes publicações cada vez têm menos credibilidade junto dos leitores e espectadores, talvez por serem sistemas mais fáceis de viciar através de patrocínios ou agendas próprias; talvez por existir uma desconexão entre o jornalista profissional e o leitor casual; ou talvez porque estas entidades são tão grandes que não conseguem acompanhar a exigência de conteúdos de todos os nichos. Talvez por isso a ligação one-on-one dos youtubers e bloggers se tem tornado tão popular. Eles não têm nada a perder por serem sinceros.
Se quiseres seguir o meu “trabalho”, podes fazê-lo todos os meses ao ler a Topos & Clássicos, sumariamente no tuprecisasdeumclassico.com, ou até nos fóruns do Portal dos Clássicos ou Amigos dos Japoneses Antigos. Vemo-nos lá.
Se não te queres dar ao trabalho, mail também serve: joelaraujocom@gmail.com

Dia Aberto ás Universidades
Dia Aberto às UniversidadesA Fundação Calouste Gulbenkian está de volta com mais um Dia Aberto às Universidades e claro a...
Stand Up Comedy – Fernando Rocha
Stand Up Comedy - Fernando RochaO Núcleo de Estudantes de Administração Pública, no dia 16 de Outubro de 2018 irá...
Sport Challenge
Sport ChallengeE se um único evento conjugar desporto, solidariedade e networking? É verdade, o SportChallenge está de regresso à Universidade...
AAUAv no CERCIAG em movimento

Núcleo de Judo da Universidade de Aveiro esteve a promover a modalidade de Judo no evento que decorreu em Águeda nos dias 21 e 22 de Setembro

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up