Gabinete Pedagógico

Se não conhece o gabinete, nem a minha pessoa, apresento-me: Chamo-me Gracinda Martins e convido-o(a) a vir ao Gabinete Pedagógico, situado no edifício da Reitoria, onde me encontrará disponível mesmo que seja só para nos conhecermos e ficar a saber mais sobre o que aqui se faz.
campus
Gostaria muito que o Gabinete Pedagógico da UA fizesse parte da sua história como já faz da minha. Desejo que este espaço, repleto das gratas memórias dos estudantes que ao longo dos anos por aqui têm passado e das histórias tecidas de risos, lágrimas e afetos, possa também ser para si um espaço onde se sinta confortável para falar de dificuldades e sofrimentos e ouvir uma palavra amiga ou uma opinião, ou, então, para partilhar sucessos e alegrias, sempre sob a garantia da mais estrita confidencialidade.
Para uma melhor perceção da função do gabinete, deixo-lhe aqui uma nota que, à primeira vista, poderá parecer um tanto irrealista ou até presunçosa: - “Se tem algum problema e não sabe onde se dirigir vá ao Gabinete Pedagógico”. Não é presunçosa, nem está fora da realidade, porque não a tomamos à letra, tão somente significa que, se tem algum problema que o gabinete pode resolver, será resolvido e, se não for do seu pelouro, será encaminhado(a) para a pessoa ou serviço que o poderá fazer.
Se me pede credenciais do que acabei de afirmar, aqui as tem: – o número significativo de estudantes que frequentam o gabinete e as (sempre apreciadas) visitas de antigos alunos, que se lembram dos bons tempos da UA e do acolhimento do Gabinete Pedagógico.

O gabinete é uma estrutura de apoio à disposição dos estudantes de todos os cursos e ciclos de estudos, dos TESP aos Doutoramentos, que conta já com 26 anos de existência. Foi criado em 1991, quando o Reitor da época, Professor Doutor Renato Araújo, preocupado com o sucesso académico dos estudantes e com o seu bem-estar, pensou num espaço que pudessem frequentar, livre e informalmente, onde tivessem a possibilidade de conversar sobre qualquer assunto, de índole pedagógica ou pessoal, e receber aconselhamento ou orientação.

Mas há mais:

• Se é estudante com necessidades especiais, para além de, como é evidente, poder usufruir do gabinete como qualquer outro(a) colega, tem ainda apoio específico e se, por algum motivo, não pediu o Estatuto de Estudante com NEE, pode fazê-lo a qualquer momento.

• Se gosta de ajudar e tem algum tempo livre, convido-o(a) a integrar o Grupo de Voluntários do Gabinete Pedagógico, onde, sempre que necessário e dentro da sua disponibilidade, poderá dar apoio aos colegas com deficiência.

• Se gosta de dançar e quer partilhar esse gosto com os seus colegas com deficiência, também o(a) convido a integrar o Grupo de Dança Inclusiva da UA. Mesmo que não se considere suficientemente talentoso(a) para o fazer, não se preocupe, porque é muito fácil e não lhe toma muito tempo, dado que só acontece esporadicamente, normalmente em ocasiões especiais, como, por exemplo, no Dia 3 de Dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Como é habitual, celebraremos a data também este ano, mas no dia 4 de Dezembro, uma segunda feira. No programa de atividades, consta uma coreografia apresentada pelo Grupo de Dança Inclusiva.
Os ensaios vão começar em breve. Se quer experimentar responda já para:
gracinda@ua.pt
Pode utilizar este endereço sempre que desejar. Não é necessário marcar previamente, mas, para seu conforto, porque embora estando no gabinete a maior parte do tempo, por vezes, tenho que me ausentar para cumprir outras obrigações profissionais, como reuniões, por exemplo, pode enviar-me um mail. Se passar pelo edifício da Reitoria e quiser vir ao Gabinete Pedagógico, mesmo não tendo avisado, certamente encontrar-me-á, mas se, pelo que referi, não estiver presente, apenas terá o incómodo de vir a outra hora ou dia. E só tem que se dirigir ao balcão de receção e dizer que vem ao Gabinete Pedagógico.

Não tem que dar nenhuma explicação e nada lhe será perguntado.

Se já conhece o Gabinete Pedagógico, a leitura deste texto foi apenas para relembrar, e para voltar a realizar mais uma visita ao gabinete, onde é sempre bem-vindo(a), como sabe.

Aproveite e traga um amigo que ainda não conheça o espaço!

Fico à vossa espera. Um abraço.

Xº Torneio de Judo da AAUAv

Clica para ver o artigo completo.

Portal do Emprego da UA

Clica no link.

Treino de Captação de Basquetebol Masculino
És o próximo LeBron James e queres brilhar na Academia de Campeões?Agarra já o momento ideal para mostrares o que...
AAUAv comemora dia Mundial do Judo

Clica no Link para saber mais

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up