Não! O valor da propina não sofreu redução.
Sabe tudo ao longo do artigo.

Após a análise do CIRCULAR Nº 10 REIT/2017 é possível que o mesmo apresente algumas diferenças quanto ao modelo de pagamento das propinas na Universidade de Aveiro.
Este apresenta-se na sequência de uma deliberação em Conselho Geral da Universidade de Aveiro, no dia 24 de março à qual se procedeu a uma revisão da lei nº 37/2003 de 22 de agosto, referente à fixação dos valores das propinas para o ano letivo 2017-2018.
Este circular é lançado poucos dias após a aprovação do Orçamento de Estado para o ano de 2018 e o mesmo vai ao encontro daquilo que é referido em várias moções apresentadas em sede de Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA).
O assunto, prende-se com o cálculo e o pagamento da propina nacional, fazendo referência às tranches de valor pagos mensalmente, neste caso na Universidade de Aveiro, e, numa segunda fase, ao valor total pago, correspondente aquilo que é a propina nacional, em Instituições de Ensino Superior Públicas.

A fase de principal de destaque para o estudante comum será notar que o valor da propina se estabeleceu agora, mensalmente, no valor de 141,79 euros. No entanto, esse valor corresponde a um ajuste até ao final do ano letivo, uma vez que o valor baixa significativamente mas os estudantes da Academia Aveirense, deixarão de pagar em 6 prestações, e passarão a pagar em 7 prestações, adicionando o mês de dezembro, não alterando assim os 1063,47 euros da propina anual final.

Para o futuro, e em efeitos de normalização, o despacho final entrará em vigor no próximo ano letivo (2018-2019) e os valores alteram-se, uma vez que o estudante deixará de pagar os 177,25 euros a que estaria habituado, e sofrerá uma redução em cerca de 25,33 euros, passando a pagar assim cerca de 151,95. No entanto apesar da redução do valor mensal da propina, é adicionado um mês para pagar, neste caso o mês de dezembro, não alterando assim os 1063,47 de valor final de propina anual.

Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up