Não! O valor da propina não sofreu redução.
Sabe tudo ao longo do artigo.

Após a análise do CIRCULAR Nº 10 REIT/2017 é possível que o mesmo apresente algumas diferenças quanto ao modelo de pagamento das propinas na Universidade de Aveiro.
Este apresenta-se na sequência de uma deliberação em Conselho Geral da Universidade de Aveiro, no dia 24 de março à qual se procedeu a uma revisão da lei nº 37/2003 de 22 de agosto, referente à fixação dos valores das propinas para o ano letivo 2017-2018.
Este circular é lançado poucos dias após a aprovação do Orçamento de Estado para o ano de 2018 e o mesmo vai ao encontro daquilo que é referido em várias moções apresentadas em sede de Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA).
O assunto, prende-se com o cálculo e o pagamento da propina nacional, fazendo referência às tranches de valor pagos mensalmente, neste caso na Universidade de Aveiro, e, numa segunda fase, ao valor total pago, correspondente aquilo que é a propina nacional, em Instituições de Ensino Superior Públicas.

A fase de principal de destaque para o estudante comum será notar que o valor da propina se estabeleceu agora, mensalmente, no valor de 141,79 euros. No entanto, esse valor corresponde a um ajuste até ao final do ano letivo, uma vez que o valor baixa significativamente mas os estudantes da Academia Aveirense, deixarão de pagar em 6 prestações, e passarão a pagar em 7 prestações, adicionando o mês de dezembro, não alterando assim os 1063,47 euros da propina anual final.

Para o futuro, e em efeitos de normalização, o despacho final entrará em vigor no próximo ano letivo (2018-2019) e os valores alteram-se, uma vez que o estudante deixará de pagar os 177,25 euros a que estaria habituado, e sofrerá uma redução em cerca de 25,33 euros, passando a pagar assim cerca de 151,95. No entanto apesar da redução do valor mensal da propina, é adicionado um mês para pagar, neste caso o mês de dezembro, não alterando assim os 1063,47 de valor final de propina anual.

Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up