Sport Clube Beira-Mar

Já em 1918, um grupo de jovens da zona da beira-mar Aveirense concretizou a ideia da criação de uma associação de futebol, mas foi apenas em 1921 que o Beira-Mar sofreu o seu impulso definitivo. Graças à ação de alguns emigrantes chegados dos Estados Unidos da América que se juntaram para fundar o Sport Clube Beira-Mar, o clube foi crescendo.
Num dia de Natal, a 25 de dezembro de 1921, realizou-se no campo do Rossio o primeiro desafio disputado pelo SC Beira-Mar, contra o Clube Mário Duarte, que venceu os principiantes por 3-2 e no dia de Ano Novo, 1 de janeiro de 1922, teve então lugar a cerimónia oficial de fundação do clube.
Na época de 1928/29, o Beira-Mar conseguiu o seu primeiro título regional da I Divisão. Em 24 de junho de 1928, os Aveirenses deslocaram-se a La Guardia, na Galiza (Espanha), onde realizaram a sua estreia internacional, perdendo frente ao Deportivo Guardez, por 4-1.
O primeiro título nacional surgiu na época de 1958/59, com a conquista do título de campeão da III Divisão. Foi em 1991 que o Beira-Mar chegou, pela primeira vez no seu historial, à final da Taça de Portugal, onde perdeu com o Futebol Clube do Porto por 3-1.

A 19 de junho de 1999, o Sport Clube Beira-Mar alcançou o seu maior feito, vencendo desta vez a Taça de Portugal, por 1-0, frente ao Campomaiorense. O golo da vitória foi marcado por Ricardo Sousa, filho do então treinador do clube, António Sousa. Durante a época 2003/04, o Beira-Mar passou a usufruir das instalações do novo Estádio Municipal de Aveiro, inaugurado a 15 de novembro de 2003. Na inauguração, foi disputado um jogo amigável entre Portugal e a Grécia. É de salientar que este estádio fez parte do rol de escolhidos para o Euro 2004.

Esta época fica marcada pelo retorno do Beira-Mar à Liga ZON Sagres, sendo o principal objetivo criar condições para que o clube estabilize e prospere nesta competição. Desde os primeiros tempos, o Beira-Mar alargou a sua atividade a outras modalidades, como o pólo aquático, em 1924, ou o basquetebol, em 1932. Neste momento, o Beira-Mar conta com 10 modalidades, nomeadamente: Futebol, Basquetebol, Futsal, Natação, Paintball, Boxe, Judo, Bilhar e Triatlo/Duatlo.

entrevista beira mar
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up