Sport Clube Beira-Mar

Já em 1918, um grupo de jovens da zona da beira-mar Aveirense concretizou a ideia da criação de uma associação de futebol, mas foi apenas em 1921 que o Beira-Mar sofreu o seu impulso definitivo. Graças à ação de alguns emigrantes chegados dos Estados Unidos da América que se juntaram para fundar o Sport Clube Beira-Mar, o clube foi crescendo.
Num dia de Natal, a 25 de dezembro de 1921, realizou-se no campo do Rossio o primeiro desafio disputado pelo SC Beira-Mar, contra o Clube Mário Duarte, que venceu os principiantes por 3-2 e no dia de Ano Novo, 1 de janeiro de 1922, teve então lugar a cerimónia oficial de fundação do clube.
Na época de 1928/29, o Beira-Mar conseguiu o seu primeiro título regional da I Divisão. Em 24 de junho de 1928, os Aveirenses deslocaram-se a La Guardia, na Galiza (Espanha), onde realizaram a sua estreia internacional, perdendo frente ao Deportivo Guardez, por 4-1.
O primeiro título nacional surgiu na época de 1958/59, com a conquista do título de campeão da III Divisão. Foi em 1991 que o Beira-Mar chegou, pela primeira vez no seu historial, à final da Taça de Portugal, onde perdeu com o Futebol Clube do Porto por 3-1.

A 19 de junho de 1999, o Sport Clube Beira-Mar alcançou o seu maior feito, vencendo desta vez a Taça de Portugal, por 1-0, frente ao Campomaiorense. O golo da vitória foi marcado por Ricardo Sousa, filho do então treinador do clube, António Sousa. Durante a época 2003/04, o Beira-Mar passou a usufruir das instalações do novo Estádio Municipal de Aveiro, inaugurado a 15 de novembro de 2003. Na inauguração, foi disputado um jogo amigável entre Portugal e a Grécia. É de salientar que este estádio fez parte do rol de escolhidos para o Euro 2004.

Esta época fica marcada pelo retorno do Beira-Mar à Liga ZON Sagres, sendo o principal objetivo criar condições para que o clube estabilize e prospere nesta competição. Desde os primeiros tempos, o Beira-Mar alargou a sua atividade a outras modalidades, como o pólo aquático, em 1924, ou o basquetebol, em 1932. Neste momento, o Beira-Mar conta com 10 modalidades, nomeadamente: Futebol, Basquetebol, Futsal, Natação, Paintball, Boxe, Judo, Bilhar e Triatlo/Duatlo.

entrevista beira mar
Assinatura do Protocolo de Colaboração CMA/UA/AAUAv/ESN

Clica para ver o artigo completo!

ENDA Algarve 2018
ENDA Algarve 2018A Direção da Associação Académica da Universidade de Aveiro marcou presença no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA),...
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de Amor
Auditório Renato Araújo recebe “QUIM ROSCAS E ZECA ESTACIONÂNCIO” em dia de declarações de AmorEspetáculo de stand-up comedy decorre dia...
AAUAv presente em Viseu com Equipa de Formação

Clica no Link para ler o artigo completo!

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up