18581858_1195921097184275_4967940618891760750_n
Núcleo da Bicicleta da AAUAv

UAUBike

UA: Uma Universidade com Pedalada.

São muitos aqueles que usam a bicicleta nas suas deslocações para a Universidade de Aveiro… mas podiam ser muitos mais.
A bicicleta permite uma deslocação mais rápida em centros urbanos, considerando curtas distâncias, comparativamente com o automóvel ou outros veículos motorizados, uma vez que é um veículo bastante mais compacto que um carro e com o benefício que não terás de te preocupar em arranjar lugar para estacionar.
Existe, também, a vertente económica que é sempre um aspeto a considerar, especialmente para nós, os estudantes. Neste aspeto a bicicleta tem uma vantagem clara em relação aos restantes meios de transporte: não requer combustível. Os ciclistas não são afetados pelo aumento do preço dos combustíveis fósseis, poupando bastante desta forma. Contudo, as vantagens da adoção deste modo de transporte não se restringem apenas a benefícios próprios. Ao utilizares a bicicleta, estás a contribuir para a diminuição da poluição atmosférica, através da redução de emissões de CO2, e para a diminuição da poluição sonora. Estes são fatores muito importantes para a preservação do meio ambiente.
Estão reunidas todas as condições necessárias para que esta prática seja adotada por um maior número de pessoas.

Então qual é motivo de não existirem mais pessoas a movimentarem-se de bicicleta para a UA?

Serão as subidas de Aveiro as culpadas?

A orografia da cidade de Aveiro é favorável à utilização da bicicleta como meio de transporte.

Será pela falta de projetos?

Mais de 500 membros da UA demostraram o seu interesse neste projeto na fase de pré-registo, tornando esta mais uma prova de que existe um grande interesse do meio universitário no que toca à utilização da bicicleta, cada vez mais presente no quotidiano dos estudantes da academia aveirense.
E será que não existem estacionamentos?

São vários os parques de estacionamento para bicicletas, que estão à tua disposição na cidade. Dentro da tua universidade serão colocados num futuro muito próximo, 230 estacionamentos, que se traduzem em 460 lugares extra, contemplados também no projeto U-Bike.

Com que então são só os Docentes e a Reitoria que promovem o uso da bicicleta?

Não!

A Associação Académica da Universidade de Aveiro também dá o seu contributo, principalmente através de nós, o NBicla - Núcleo da Bicicleta da AAUAv. Estamos empenhados em incentivar-te a adotar a bicicleta como meio de transporte através das nossas diversas atividades: cicloficinas, gincanas cronometradas, debates, passeios, assim como outras actividades novas e interessantes que irão surgir.

Então e tu?

Qual é a tua desculpa para não usares a bicicleta nas viagens para a UA?

Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUA
Festival Carmina Festana este sábado, 4 de Agosto, no GrETUACom o Verão a chegar e a subir as temperaturas, aparece...
Candidatura a alojamento universitário para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo, mestrado integrado e TESP) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a alojamento universitário para o ano letivo de 2018/2019 têm de preencher o formulário de candidatura a alojamento a partir do dia 25 de junho.

Candidatura a bolsas de estudo para o ano letivo 2018/2019

Os estudantes (do 1º, 2º ciclo e mestrado integrado) da Universidade de Aveiro que pretendam candidatar-se ou recandidatar-se a bolsa de estudo, para o ano letivo de 2018/19, deverão fazê-lo no período de 25 de junho a 30 de setembro.

Sunset Hackathon 2018: criar produtos em 72 horas

A segunda edição do Sunset Hackathon vai decorrer no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo, entre 7 a 9 de setembro. Os participantes são convidados a desenvolver produtos num contexto de colaboração e ambiente informal.

footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up