Universidades e Politécnicos: são assim tão diferentes?

João Cardoso, Presidente da Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico
Atualmente no Ensino Superior Português existem dois subsistemas de Ensino Superior. O Politécnico e o Universitário. No presente poderíamos aplicar os clássicos jogos de diferenças para tentar decifrar o que os distingue contudo iríamos chegar a um entendimento que para lá das nomenclaturas das Instituições de Ensino Superior e da limitação dos Institutos Politécnicos conferirem Doutoramentos poucas são as diferenças existentes em ambos.
A duplicação da oferta formativa é um fator que em muito veio permitir uma aproximação de ambos os subsistemas. Hoje universidades e politécnicos conferem licenciaturas e mestrados nas áreas das ciências sociais e engenharias em que o corpo docente tem as mesmas qualificações e a designação das formações é igual. Contudo, cabe às Universidades e Institutos Politécnicos se diferenciarem dentro do permitido pela Lei. O dia de amanhã deveria ter nos Intitutos Politécnicos docentes com maior ligação ao tecido empresarial e que não fossem só especialistas em título.
(...) A abertura de portas à tecnologia por parte de Universidades e Politécnicos será um grande desafio para o ensino superior, mas esse será o verdadeiro futuro.
footer_final-06
footer-07

univercidade@aauav.pt

Associação Académica da Universidade de Aveiro

Scroll Up